Procurar
Close this search box.

O que há para ver, ouvir, ler e degustar na Festa Criola?

Jardim de Verão, na Fundação Gulbenkian, 2022 | Foto @arde.lume
Jardim de Verão, na Fundação Gulbenkian, 2022 | Foto @arde.lume

Arranca já no dia 2 de novembro a primeira edição da Festa Criola, com o selo da plataforma Lisboa Criola. Vão ser “quatro dias onde vamos sentir esta efervescência cultural” lisboeta, em quatro pontos diferentes da cidade.

É no Castelo de S. Jorge que estreia-se o festival. Vai haver dança oriental com Marta Portugal Dias, música com Leo Middea Trio e Liliana Almeida e uma sessão de literatura com Gisela Casimiro e outra de música com Liliana Almeida.

No dia 3, segue a festa em Marvila, com uma visita guiada à Fábrica Moderna para uma experiência imersiva pelas artes visuais de Francisco Vidal, Elu, Ian Yurisch, Jaqueline Ashida, Sofia Seidi, Carline D’Almeida e Katerina Nail Core. A curadoria é de Nash Does Work.

No Manja, Vanessa Sanches, fundadora da BANTUMEN, vai moderar uma talk com o título “Apropriação Cultural ou Inspiração?”. Na Fábrica Moderna, Ariana Helena Furtado vai liderar uma oficina de literatura infantil. Na Fábrica da Musa, DJ Tanny Lopes vai estar encarregue de dar música aos convivas.

A casa A70 foi o espaço escolhido para receber uma aula de dancehall com Dyana Dua; No espaço A70 vai haver ainda uma aula de dancehall, com Dyana Dua, e música com Ziki Ks e convidados, Loreta e, noite adentro, a música vai ser comandada por Djessy e Dotorado Pro.

No Rato, o dia 4 começa com um workshop de André Tecedeiro na Livraria Almedina, com o título Poesia e Identidade. No mesmo local, vai também acontecer uma talk com Ary Rafeiro, sobre Mestiçagem. Seguem-se aulas de dança oriental com Yolanda Rebelo e um encontro de literatura moderado por Alice Azevedo, ambos no Centro Cultural de Cabo Verde. A partir das 22h, Mirza e DJ Fvbrícia tomam conta da parte musical, também no CCCV.

O último dia acontece na Praça Beato, com Gastronomia de Fogo e Alma, Luso Nasantara, Maria Patriarca d’O Coqueiro, Sambo de Castro, Napole\ao Valente + O Gelado e Glediston Santos.

O momento de literatura vai estar ao cuidado de Alice Neto de Sousa e Ellen Lima, com leitura de poemas, e de Nuna que vai levar a obra Aventureira Marielle e o dia da Fotografia aos mais pequenos.

A talk do dia vai ser moderada por Gisela Casimiro, com o tema “Empoderamento Infantil através do cabelo”.

Vai também haver dança Bollywood com Pedro Nascimento e uma dance battle com Krayze Fábio.

Para terminar em grande, DJ Umafricana, Josslyn, Rony Fuego, Ary Rafeiro + Convidados, DJ Swingueiro e DJ Berlok vão tomar conta da cena musical do Beato.

A sublinhar que, todas as noites vão ter Jantares Criolos, em diferentes restaurantes da cidade. Para reservar o seu lugar, assim como verificar o roteiro e horários das atividades, basta aceder aqui.

A Festa Criola acontece com a curadoria de Gisela Casimiro na Literatura, Ary Rafeiro na Música, Blaya na Dança, Nas Does Work nas Artes e Inês Matos de Andrade na Gastronomia.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES