O Ruanda reforça a luta contra o COVID-19 com cinco robôs para diminuir o contacto entre pacientes de profissionais de saúde. Akazuba, Ikirezi, Mwiza, Ngabo e Urumi são os cinco robôs doados ao centro de tratamento de Kanyinya no Ruanda, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que atende pacientes infetados com o coronavírus na cidade de Kigali.
Recebidos pelos Ministros da Saúde e TIC e Inovação, os robôs foram fabricados na Bélgica e realizam inúmeras tarefas ligadas ao tratamento da doença, podendo analisar os sintomas do vírus até 150 pessoas a cada minuto.
Today, at Kanyinya Treatment Centre, @UNDP_Rwanda handed over five (5) Smart Anti-Epidemic Robots to the Government of Rwanda, represented by the Ministry of Health and the Ministry of ICT and Innovation. pic.twitter.com/PVeTMYJHQu
— Ministry of ICT and Innovation | Rwanda (@RwandaICT) May 19, 2020
Em declarações à agência de notícias espanhola Efe, em Kigali, Daniel Ngamije, Ministro da Saúde daquele país disse que “os robôs fazem agora parte da nossa luta contra a covid-19”.
Dr. Daniel Ngamije disse que os robôs também têm a capacidade de capturar informações sonoras e visuais dos pacientes, podendo igualmente notificar os profissionais de saúde sobre o estado dos infetados.
Reforçando que, além destas atividades, os robôs têm a capacidade de fornecer alimentos, medicamentos e outros utensílios essenciais aos pacientes, evitando assim o contacto direto com profissionais de saúde e o seu possível contágio.
Health this Week : It was a memorable moment when @RwandaICT @UNDP_Rwanda @RwandaHealth @RBCRwanda launched the use of robots in the management of #COVIDー19 : Meanwhile @RwandAgriExport celebrated #InternationalTeaDay by giving back to the frontliners pic.twitter.com/XzgzKcNaon
— Ministry of Health | Rwanda (@RwandaHealth) May 22, 2020
Os robôs estão programados para trocarem informações de forma adequada de formas a educar pacientes e profissionais de saúde sobre os perigos do vírus e cuidados a ter.
Atualmente o país regista 329 casos confirmados de COVID-19 e, segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de mortos no continente subiu nas últimas 24 horas de 3.471 para 3.589 (+118), enquanto os casos de infeção aumentaram de 115.346 para 119.391 (+4.045).
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Bruno Dinis
Carrego a cultura kimbundu nas minhas veias. Angolanidade está presente a cada palavra proferida por mim. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, por tanto, não seja recluso da ignorância.