O cuidado que devemos ter com os raios ultravioletas não deve ser só na praia ou na piscina, mas sim logo à saída de casa. Em tempos de temperatura demasiado elevadas devemos sempre estar protegidos. Os raios ultravioleta podem queimar-nos, seja directamente ou até através do vidro do carro.
Se não tiveres cuidado, podes acabar por contrair doenças graves como o cancro da pele, e ainda sinais de envelhecimento como a perda de elasticidade e aparecimento de rugas. Para o jornal espanhol AS, estas são as medidas que devemos tomar para prevenir as queimaduras solares.
Primeiro, o protetor solar tem de ser sempre aplicado no mínimo 20 minutos antes de sair à rua. Seja a ralação qual fora. Esta é a janela de tempo que os filtros do protetor demora a actuar. É aconselhável ainda que coloques protetor solar de duas em duas horas.
Na praia a areia reflete cerca de 45% da radiação solar por isso mesmo estando debaixo do chapéu de sol convém aplicar o protetor solar na mesma. Quando fores à água não te esqueças de colocar também o protetor, porque a água funciona como amplificador dos raios solares. Não damos conta que estamos a queimar e depois acabamos porque ficar com o chamado escaldão.
Para terminar, naqueles dias em que o céu está mais nublado é muito importante o protector solar. Porquê? Porque 90% da radiação solar consegue passar através das nuvens. Mesmo que seja um bocadinho sem protector solar não pode ser, porque bastam três minutos sem protecção e os raios ultravioleta já estão a queimar a nossa pele.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.