Um estudo recente afirma que além da visão e do palato, o olfacto pode estar também envolvido na vontade de comer. A pesquisa, realizada por um grupo de investigadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, aponta ainda que o cheiro da comida consegue ter o mesmo efeito no metabolismo, podendo ser um dos factores para nós engordarmos.
Segundo adiantou o La Vanguardia, este estudo, que foi realizado em ratos, descobriu que o olfacto pode estar relacionado com o acumular de gorduras. Mesmo não tendo uma explicação exacta para esta ligação, os investigadores dizem que o cheiro proveniente da comida fornece ao cérebro um alerta de que vai existir uma refeição e este responde iniciando o metabolismo em modo poupança, fazendo com que acumule mais gordura.
Apesar dos ratos terem sido alimentados com uma qualidade exata de alimentos, os que cheiraram a comida antes engordaram mais que os restantes.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.