Procurar
Close this search box.

“Sambizanga” abre a CENA em versão restaurada pela fundação de Scorcese

O Palácio da Presidência da República cabo-verdiana acolhe ao final da tarde desta quinta-feira, dia 11, a sessão oficial de abertura da mostra CENA. O evento acontece com uma homenagem à atriz e intelectual Elisa Andrade e a exibição do filme que protagonizou, o lendário Sambizanga (1972, de Sarah Maldoror) recentemente restaurado pela The Film Foundation, instituição criada pelo realizador e produtor Martin Scorsese, entre outros. 

O evento acontece integrado na programação da terceira edição da CENA – Mostra Africana de Filmes Realizados por Mulheres. 

A exibição do restaurado filme será possível graças ao Digital Cinema Package (DCP), uma tecnologia de padronização dos formatos digitais para a distribuição e a exibição de filmes, manuseada pela Cineteca di Bologna e o projeto World Cinema da The Film Foundation no L’Image Retrouvée (Paris), a partir dos negativos originais de 35mm. A iniciativa do restauro foi ainda em associação com as Éditions René Chateau e a família de Sarah Maldoror, tendo o financiamento sido fornecido pela Hobson/Lucas Family Foundation.

Em Cabo Verde, o ex-Presidente Pedro Pires, através da Fundação Amílcar Cabral, é o mecenas que permite o aluguer e a exibição de Sambizanga.

O filme passa-se em Angola, no ano de 1961. Domingos Xavier, um ativista revolucionário angolano, é preso pela polícia secreta portuguesa e levado para a prisão de Sambizanga (Luanda), onde acaba submetido a um interrogatório e tortura para extrair os nomes dos seus contactos da independência. O filme é contado a partir do ponto de vista de Maria (Elisa Andrade), a mulher de Xavier, que vai em busca do seu marido de prisão em prisão. 

A Film Foundation é uma organização sem fins lucrativos, sediada nos EUA, dedicada à preservação de filmes e à exibição de cinema restaurado e clássico. Foi fundada pelo diretor Martin Scorsese, e vários outros cineastas importantes, em 1990. A restauração de “Sambizanga” faz parte do African Film Heritage Project, uma iniciativa criada pelo The Film Foundation’s World Cinema Project, a FEPACI e a UNESCO – em colaboração com a Cineteca di Bologna – para ajudar a localizar, restaurar e divulgar o cinema africano.

De referir que, a CENA arranca esta quinta-feira, 11, na Uni-CV, com oficinas para estudantes e uma palestra proferida pela produtor Natasha Craveiro. O que é produção cinematográfica? Quais as diferenças entre produzir e realizar um filme? A aula tem o objetivo de ajudar a compreender essas diferenças, falando um pouco sobre a produção clássica e discorrendo sobre a produção criativa e a produção de impacto”, anuncia a sinopse do evento.

Na sexta-feira, 12, é a vez do Centro Cultural Português acolher a programação, que abre às 18 horas, com uma roda de conversa sobre o futuro do cinema africano. Segue-se a sessão de filmes “A CENA é …PALOP e Ibérica”.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES