Procurar
Close this search box.

Santano, uma produtora de criativos filhos dos PALOP

Santano | Tray Sao
Santano | Tray Sao

A Internet permite-nos, além de muitas outras coisas, ter acesso imediato a uma panóplia de conteúdo e criativos que antes seria impossível. É através desta ferramenta, aberta a todos, que é atualmente possível movimentar e expandir cultura e conhecimento sem precedentes. É assim que damos-te a conhecer a Santano Produções, um coletivo ango-santomense, cujos membros vivem em Inglaterra, e que tem despertado a atenção com a produção de “Tray São”, uma mini série melodramática de YouTube.

Com entre sete a 22 minutos cada episódio, a série, além do jogo de palavras do título, é um “drama intenso, com bastante suspense, que retrata a realidade de um casal”, Tray e São, onde as escolhas divergentes de cada um acabam por colocar em causa a integridade e o futuro da relação.

Maisa Ribeiro, Ibraim “Ghost” Cândido e Luana “Lulu” Sequeira interpretam as personagens principais da trama, que leva a assinatura da Santano Produções.

Ao todo, são oito as personagens de “Tray São”, que levou cerca de cinco meses a ser produzida. Além da criatividade que carimba estes jovens, está também presente a multiculturalidade, uma vez que os cinco países africanos de língua oficial portuguesa fazem parte das origens dos membros da equipa de atores e de produção.

A Santano Produções (nome que deriva da junção de Angola a São Tomé) foi fundada pelo santomense Filipe Anjos e pelo angolano Henrique Sungo. O projeto tem ainda apontado para este ano o lançamento de documentários e curtas-metragens em parceria com outros projetos. “O nosso objetivo é crescer com a maior e melhor direção dentro do mundo do cinema”, dizem-nos. Acompanhando de perto o crescimento e desenvolvimento do cinema em África, a dupla afirma que o seu trunfo é o facto de fazerem parte de um coletivo diverso dentro do universo PALOP e, por viverem na diáspora, terem acesso a uma diversidade cultural, que “permite também criar outras oportunidades no mundo do cinema e de forma mais abrangente”. Os diferentes projetos que têm desenvolvido têm também como foco a necessidade de trabalhar no imaginário social criado à volta da percepção estereotipada de homens e mulheres negras, como indivíduos e coletivamente.

Com um roteiro em português e legendagem em inglês e espanhol, “Tray São” tem dois episódios disponíveis no canal de YouTube da própria produtora, sendo que o próximo episódio tem lançamento marcado para maio.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES