PUB
Sara Tavares voltou com força, e lança o seu mais recente álbum “Fitxadu”.
Foto DR

A viagem pelo novo álbum de Sara Tavares, “Fitxadu”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Após oito anos sem lançar um disco e desde há algum tempo afastada dos palcos por motivos de saúde, Sara Tavares traz-nos Fitxadu, o seu novo álbum.

O álbum mais corajoso da sua carreira confessa a cantora, é um álbum que fica no ouvido, com uma panóplia de instrumentos. Estávamos acostumados a ouvir apenas a guitarra e a doce voz da Sara, agora é a sua voz dentro de uma sonoridade imensa.

Com os pés fincados no chão como diz a música “Txom Bom”, Sara procurou fazer músicas para toda a gente. Com uma ligação muito forte pela comunidade africana existente em Portugal, mais precisamente em Lisboa, com um olhar atento às restantes comunidades africanas espalhadas pelo mundo, a Sara criou uma linguagem diferente para este álbum, mais terra-a-terra, mais de igual para igual em relação à comunidade.

É um álbum que dá vontade de dançar, sorrir e de dizer “Coisas Bunitas”. É uma experiência de sons, onde Sara trabalhou com inúmeros artistas, produtores, escritores e beatmakers, como Kalaf e  Conductor dos Buraka Som Sistema, Princezito e Kid Gomez. Podemos ainda encontrar no álbum a autoria da cabo-verdiana Nancy Vieira e do guineense Manecas Costa, amigos convidados onde cada um deu o seu contributo para o álbum, numa sala em Santos onde a viagem de Fitxadu começou.

Há uma conexão muito grande entre os PALOP e Portugal, além da língua, a partilha de culturas, e Fitxadu faz essa ligação. O título do álbum remete-nos ao encerramento de um ciclo de vida de Sara, mas com uma vontade de levar o disco além fronteiras e experimentar as inúmeras possibilidades que há-de encontrar em cada viagem.

É fácil admitir que depois de ouvir o álbum, que a coragem investida, foi compensatória. Ouve abaixo o álbum Fitxadu através do Spotify.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

WP Post Author

PUB