Procurar
Close this search box.

Seis guardas assassinados no parque Virunga

Virunga - Gorilas | @Luc Huyghebaert
Virunga - Gorilas | @Luc Huyghebaert

O Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo (RDC), anunciou a morte de seis guardas, durante um ataque armado no último domingo. Os homens foram emboscados por uma milícia.

Menos de três meses após a morte de um guarda, uma nova tragédia acaba de atingir o parque nacional da República Democrática do Congo (RDC). As autoridades anunciaram que ocorreu outro ataque que resultou na morte de seis guardas. O ataque aconteceu na manhã de domingo, enquanto lideravam uma patrulha a pé.

“Seis guardas do parque morreram às 9h30 após um ataque perpetrado por um grupo armado no espaço entre Nyamitwitwi e Nyamilima”, no centro do parque, disse Olivier Mukisya à AFP, responsável pela comunicação do parque Virunga. Um sétimo guarda também ficou gravemente ferido e foi evacuado para a região de Goma.

Burhani Abdou Surumwe, Kamate Mundunaenda Alexis, Maneno Kataghalirwa Reagan, Kibanji Bashekere Eric, Paluku Budoyi Innocent e Nzabonimpa Ntamakiriro Prince tinham entre 27 e 30 anos.

“A perda de vidas entre os guardas é tanto mais injustificada quanto eles envidam esforços imensos para proteger o parque e as comunidades vizinhas da tirania dos grupos armados. O seu sacrifício será lembrado”, pode ler-se no comunicado enviado à imprensa.

O Parque Nacional de Virunga, criado em 1925, é Património Mundial da UNESCO. Estende-se por 7.800 quilómetros quadrados no leste da RDC, entre as montanhas Virunga no sul e as montanhas Rwenzori no norte, e faz fronteira com o Parque Nacional dos Vulcões do Ruanda, o Parque Nacional das Montanhas Rwenzori e o Parque Nacional Queen Elizabeth do Uganda.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email [email protected].

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES