Se fosses tu a estar por lá, não tiravas uma selfie? O fotógrafo Julien Mauve apresenta uma nova série de fotos, “Greetings of Mars,” onde imagina os turistas a documentarem a sua viagem no Planeta Vermelho.
Pela sua única representação interplanetária, Mauve ganhou o Prémio de Fotografia Mundial da Sony 2016, para fotografia conceptual profissional.
Numa entrevista com a CNN, Julien falou da inspiração para o projecto, revelando: “Sou fascinado por Marte desde criança. Nestes dias ouvimos muito sobre a NASA, Elon Musk e Space X. A exploração e colonização do espaço é a grande aventura do século e o facto de podermos testemunhar isso na nossa vida torna-se ainda mais emocionante.”
Mauve, em seguida, passou a discutir como a viagem espacial para a classe média pode realmente ser viável em menos de 100 anos e que a melhor maneira para partilhar a sua aventura sobrenatural é através de fotos e vídeos nas redes sociais.
“Eu gosto de observar pessoas, de ver como elas agem, como usam imagens para transmitir os seus sentimentos,” revelou. “A primeira vez que vi alguém a tirar uma foto com um iPad, fiquei mesmo contente. O mesmo com o stick de selfie. Eu quero incluir isto no projecto porque é parte da nossa espécie e do que nós somos hoje.”
Independentemente da tua opinião sobre a exploração do espaço, ou selfies em geral, não dá para negar o brilhantismo por trás da série “Greetings from Mars” de Mauve.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.