PUB
Bun Xapa
© Bun Xapa |DR

Seres Produções mostra-nos Bun Xapa e o seu mais recente álbum

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Seres Produções acaba de anunciar o seu mais novo projeto, o álbum de estreia de Bun Xapa, um produtor sul-africano de música afro-electrónica. Amasukwini é uma homenagem à sua ascendência e chega-nos através da plataforma TraxSource.

Bun Xapa é de origem Amasukwini, nascido e criado em The Free State, mais precisamente em Tchaba Nchu, e que agora mora no Porto, em Portugal.

A sua história de vida começa na secular tradição africana – à qual presta tributo através deste álbum – de origem Khoi [grupo de pessoas Khoisan nativas do sudoeste da África] e que foi absorvida pela nação Xhosa.

Em entrevista à BANTUMEN, Bun Xapa explica as suas inspirações por trás do álbum, que remontam ao tempo em que era um ávido consumidor e fã de hip hop e que acabou por migrar para as sonoridades eletrónicas presentes na África do Sul.

Nascido e criado nas raízes profundas da África do Sul, Bun Xapa é tido como uma espécie de “curandeiro espiritual africano”, que tem na música o seu principal remédio para as curas mundanas. Sons indígenas, música folclórica e instrumentos tipicamente africanos – djembe, gongos, mbira, Koras e Soukous – são os elementos que mais utiliza na sua música.

A paixão de Bun Xapa pela música Afro Dance começou no início dos anos 2000, enquanto ainda era estudante do ensino secundário. Na altura, era apaixonando pela música de DJs pioneiros, como Bojo Mujo, DJ Cleo, DJ Mbuso, Black Coffee e Oskid.

Em 2012, Bun Xapa iniciou a sua jornada, começou como Disco Jockey, usando Virtual DJ e Traktor, depois aprendeu a produzir o seu próprio som imitando Uhuru, Heavy K, Boddhi Satva entre outros músicos do mundo do Afro House da época.

Em 2019, o talento de Bun Xapa foi notado pela major Seres Produções, produtora angolana do conceituado DJ Satelite, com quem fechou um contrato exclusivo.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Coleção Black Power

16,90 

PUB