Procurar
Close this search box.

O She Raps chegou a Portugal para profissionalizar mulheres rappers

She Raps estreia-se na Europa com o lançamento, a 21 de maio de 2024, da primeira incubadora internacional para a emergência e profissionalização de mulheres rappers, apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia. O júri em Portugal conta com nomes como Dama Bete, Chong Kwong, Telma Tvon, Nuno Varela e o MC D-Mars aka Rocky Marsiano. O parceiro do projeto é a Skoola, academia de música urbana criada em abril de 2021, em Alcântara. 

Embora o rap seja o género musical mais ouvido em países europeus especialmente entre as pessoas mais jovens, é maioritariamente representado por homens. Das 68 faixas deste género musical nas tabelas do Spotify em França, Portugal, Croácia e Bélgica – os países envolvidos neste programa-piloto – apenas duas faixas são interpretadas por mulheres.

Apoiando-se numa rede de parceiros profissionais, institucionais e de media, 100% empenhados neste projeto, She Raps permitirá que jovens artistas europeias beneficiem das ferramentas, da rede e da cobertura mediática necessárias para ajudar a acelerar a evolução das suas carreiras.

Em França, na Bélgica, em Portugal e na região dos Balcãs, 28 mulheres rappers, com idades a partir dos 18 anos, seleccionadas por um júri, irão receber formação local durante três meses. Em Portugal, o júri é composto por três nomes incontornáveis da história do rap feminino português: Dama Bete, Chong Kwong e Telma Tvon, e ainda por dois artistas empenhados no desenvolvimento da indústria a nível nacional e internacional, Nuno Varela (Chelas é o Sítio, Hip Hop Sou Eu e Liga Knock Out) e o produtor/MC D-Mars (Microlânida) aka Rocky Marsiano

As finalistas de cada país irão juntar-se para gravar em conjunto, em 2025, e fazer uma digressão pela Europa, que inclui uma actuação no principal festival europeu de hip-hop, Les Ardentes.

She Raps é uma ramificação da incubadora Rappeuses en Liberté, com sede em Paris, lançada em 2021 pela Rafe Productions. Até à data, o programa formou mais de 30 mulheres rappers, várias das quais iniciaram uma carreira na música rap.

A abertura de candidaturas realiza-se a 21 de maio de 2024, aqui (versão em Português a partir de 21 de maio) acessível a todas as rappers da Bélgica, França, Portugal e região dos Balcãs e terminam no dia 12 de Junho de 2024.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES