PUB

Sony disponibiliza álbum Rapublica em streaming e em vinil

A Sony Portugal disponibilizou no fim do mês de novembro, em vinil e para streaming, a primeira compilação de rap português, o Rapública.

Originalmente lançado em CD, em 1994, a compilação, agora re-misturada e pela primeira vez nas plataformas digitais, representa um dos discos históricos do triunfante caminho percorrido pela música rap em Portugal, desde a década de ’90 até aos dias de hoje.

Deste álbum fizeram parte grupos como a New Tribe, Zona Dred, Funk D, Líderes da Nova Mensagem, Black Company, Family e Boss AC.

Disco de prata, ao atingir vendas acima de 15 mil cópias no primeiro ano, Rapublica é considerado um dos álbuns mais vendidos de rap em português.

Incontestável referência da história do hip-hop Tuga, além de trazer uma sonoridade até então desconhecida para muitos, a nível musical alargou horizontes nacionais, tendo dado o ponto de partida para o surgimento de novos artistas.

“Nadar”, dos Black Company, é sem dúvida um dos maiores êxitos desta compilação. O grupo foi dos mais ouvidos nas rádios portuguesas, e partilhou o sucesso com os Líderes da Nova Mensagem no tema “Rap é uma potência”, que também integra o projeto.

Na soundtrack há ainda Boss AC com “Generate Power” e “Rabola bô Corpo” dos Family.

Conversamos com Melo D, um dos membros fundadores da Family, formado por Mcs de origem cabo-verdiana, e que neste álbum apresentaram o primeiro single de rap rimado em crioulo, o “Rabola Bô Corpo”.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB