PUB
Manifestação contra o Racismo em Lisboa
Manifestação contra o Racismo em Lisboa | Fotografia: Bruno Miguel

SOS Racismo em Portugal celebra 32 anos com várias atividades

A associação SOS Racismo em Portugal celebra este ano 32 anos desde a sua fundação e vai celebrar a data com diferentes atividades no Goethe Institut, em Lisboa.

O evento, subordinado ao tema Músicas do Mundo (com textos de  Luca Argel, Piménio Ferreira, David Byrne, Scúru Fitchádu, Sara Serrano, entre outras e outros) vai também contar com a presença de André Carrilho, o ilustrador do Dicionário da Invisibilidade, de Teófilo Duarte, o diretor de arte e Décio Ferreira, um dos realizadores do documentário  “Olhares sobre o Racismo”, realizado em colaboração com a BANTUMEN.

De recordar que, assinado por Eddie Pipocas, Bruno Cabral e Dércio Ferreira, a película expõe as fragilidades de uma sociedade portuguesa, minada pelo racismo ancorado nos diversos pilares sócio-políticos lusitanos.

O filme condensa os contributos de várias figuras da mobilização social e política para esta causa e reflete a interseccionalidade, a diversidade e a transversalidade das várias frentes do combate contra o racismo em Portugal. Maria Gil, activista cigana, Sinho Baessa da Associação Cavaleiros de São-Brás, Xullaji, músico e engenheiro de som, Jéssica Bruno do Núcleo Anti-Racista de Coimbra, Lúcia Furtado da associação Femafro, entre outras personalidades ativas na luta pela igualdade e equidade social e institucional de pessoas racializadas, participaram no filme.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB