O Cinema para uma luta Anti-Racista é um ciclo de cinema que junta a SOS Racismo e o Doclisboa, no Padrão dos Descobrimentos, já a partir da próxima segunda-feira até ao dia 25 de julho.
A abertura do programa vai acontecer com a exibição do filme, Olhares sobre o Racismo, de Eddie Pipocas, Dércio Ferreira e Bruno Cabral, numa realização conjunta entre a BANTUMEN e a SOS Racismo.
Ao todo vão ser sete sessões e debates diários, que vão incidir sobre as possíveis alianças que o cinema e a luta anti-racista podem estabelecer, ao mesmo tempo que propõe-se uma reflexão sobre a identidade do sujeito racializado presente no olhar coletivo da nossa sociedade.
Será possível assistir também a dois episódios da série “Racismo à Portuguesa” de Joana Gorjão Henriques e Frederico Baptista (“A justiça em Portugal é “mais dura” para os negros” e “Há uma preferência “óbvia” dos senhorios em arrendarem casa a brancos”),“Mikambaru” (2016) de Vanessa Fernandes, “Treino Periférico” (2020) de Welket Bungué, “Nôs Terra” (2020) de Ana Tica, “O Canto do Ossobó” (2017) de Silas Tiny e “Era uma vez um arrastão” (2005) de Diana Andringa, Mamadou Ba, Bruno Cabral, Joana Lucas, Jorge Costa, Pedro Rodrigues.
As sessões serão o ponto de partida para um conjunto de debates diários sobre as diversas questões políticas e raciais levantadas pelos respetivos filmes.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.