Procurar
Close this search box.

Tânia Tomé lança novo livro sobre menina “Melanina”

Tânia Tomé no lançamento do livro "Melanina, Uma sonhadora da favela do Quinto Grito" | DR
Tânia Tomé no lançamento do livro "Melanina, Uma sonhadora da favela do Quinto Grito" | DR

Melanina, uma Sonhadora da Favela do Quinto Grito é a nova obra literária de Tânia Tomé, apresentada publicamente já esta quarta-feira, 30, no Instituto Guimarães Rosa, no Centro Cultural Brasil Moçambique, em Maputo.

Editado pela Alcance Editores, o livro é dedicado aos públicos juvenil e adulto, e conta a história de Melanina, uma menina que procura o seu lugar no mundo. “Vivia, então, no mundo da lua, em que era possível sonhar e realizar, sendo única, sem imagem e semelhança. Uma jovem sonhadora quer subir até à lua e sentir o seu brilho. Ela é Melanina, a jovem que vive na favela do Rio de Janeiro. Ela queria ser da cor da lua, uma luz que brilha na escuridão. Ela nasceu, assim, diferente. E doía-lhe de todo corpo, toda a diferença. Dói-lhe não ser o que ela poderia ser. Ela queria ser da cor do carvão. Ela tinha alma pura e cristalina, e seus olhos gigantes esverdeados tinham no samba a esperança da imensidão de um mundo que pudesse ser diferente. Um mundo maior onde coubessem todos os sonhos dos mundinhos de cada gente”, descreve assim Tânia Tomé.

Com o racismo estrutural presente na vida de Melanina, Tânia Tomé lembra que a luta tem de ser de todos, e também de todas as formas. O cenário é a favela do Quinto Grito, mas Melanina é muito mais do que apenas uma voz. “É urgente um lugar de fala com inclusão porque as lutas antirracistas são pertinentes na construção de um mundo onde se possam ter voz e representatividade”, diz a autora.

No prefácio do livro, o jornalista e escritor Galeno Amorim, diretor- presidente da Fundação Observatório do Livro do Brasil e ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional, diz que “nada fala mais alto ou vai tocar mais profundamente o coração dos leitores desta nova obra da Tânia Tomé, como sua defesa intransigente da nossa capacidade infinita de sonhar e de acreditar nas próprias forças, aqui encarnada na figura doce e potente de Mel”.

Melanina, uma Sonhadora da Favela do Quinto Grito já foi lançado no Brasil em abril deste ano.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES