Procurar
Close this search box.

Tanitoluwa tem oito anos e é campeão de xadrez

Tanitoluwa

Tani, como prefere ser chamado, tem oito anos, é refugiado nigeriano, ex-sem-abrigo e campeão de xadrez escolar em Nova Iorque.

E, se pensarmos que o jovem prodígio aprendeu a jogar o jogo de tabuleiro há apenas um ano, o feito é ainda mais extraordinário.

Tanitoluwa Adewum e a sua família fugiram da Nigéria por causa dos ataques do grupo terrorista Boko Haram contra cristãos, em 2017, escreveu a CNN.

Ajudados por um padre há um ano, Tani, os pais e o seu irmão mais velho chegaram a Nova Iorque acabaram numa casa de apoio a pessoas sem-abrigo. Pouco depois, o jovem de oito anos passou a frequentar uma escola em Manhattan, onde foi recrutado por Shawn Martinez para a equipa de xadrez. Aprendeu rapidamente. “É mais do que talento o que levou Tani à vitória sobre os seus colegas, é a sua dedicação. A maioria das crianças faz entre 50 e 100 quebra-cabeças por semana. Tani gosta de fazer 500”, sublinhou Martinez.

A criança disse ao New York Times que quer ser “o grande mestre de xadrez mais novo do mundo.” Jane Hsu diz que Tani é “um exemplo inspirador de como os desafios da vida não definem uma pessoa”.

A mãe de Tani, Oluwatoyin Adewumi, não sabe jogar xadrez mas leva-o todos os sábados a uma sessão de treinos livres de três horas em Harlem e apoia-o nos torneios. O pai deixa-o usar o seu computador portátil todas as noites para praticar. E mesmo que a religião seja extremamente importante para a família, os pais deixam Tani faltar à missa quando precisa de participar num torneio, segundo o New York Times.

“Estamos muito felizes,” assegurou o pai, acrescentando que agora Tani tem ainda “tem muitas competições pela frente”. Para já, a GoFundMe angariou mais de 166 mil euros em apenas quatro dias para ajudar Tani e a sua família.

A família Adewumi já não é sem abrigo. Depois da vitória de Tani, foi-lhes oferecido um apartamento, segundo Russell Makofsky, responsável pelo programa de xadrez na escola.

A vitória de Tani foi celebrada no mundo inteiro. “Os refugiados enriquecem a nossa nação e o talento é universal, mesmo que a oportunidade não seja”, escreveu Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, nas redes sociais.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES