Procurar
Close this search box.

Teosson Chau, da paixão pelos astronautas nasceu a Taikonaut

Taikonaut | DR
Taikonaut | DR

Fundada pelo designer e ator Teosson Chau, “My Love” é a coleção mais recente da marca moçambicana Taikonaut, lançada este ano, a 14 de fevereiro, Dia dos Namorados. A coleção presta homenagem à cultura do designer, nomeadamente ao meio de transporte My Love. Em conversa com a BANTUMEN, Teo falou-nos sobre o seu interesse em moda, teatro e objetivos futuros. 

Tudo teve início em Maputo, cidade onde Teosson nasceu e cresceu. Inconscientemente, o seu percurso como ator começava em 2014 quando o mesmo e amigos decidiram criar um coletivo e publicar vídeos no Instagram, surgindo assim os F Astronauts (@f_astronauts). Porém, só no 12.º ano escolar, após escolher uma disciplina relacionada com teatro, o ator apercebeu-se do seu interesse pela arte. Atualmente é licenciado em Teatro pela Escola Superior de Educação de Coimbra e trabalha como ator com o Grupo Teatral, na mesma cidade, em Portugal.

Entretanto, surgiu outra paixão: o design. “Eu sempre tive interesse em pegar em alguma coisa e torná-la real. Queria ser arquiteto, porque gostava dessa ideia de desenhar uma coisa e essa coisa existir. Mas ao longo do caminho, fui vendo que a arquitetura, na verdade, não era a minha cena. Eu gosto mais de design de qualquer coisa”, diz Teo. Em seguida, conta-nos que começou a inclinar-se mais para a moda numa altura em que vivia com o rapper moçambicano King Cizzy e fazia merchandise para a Dream Inc. (coletivo artístico moçambicano), até que um dia, o rapper questiona-lhe: “porque é que não fazes a tua própria marca?”. E foi assim que nasceu a Taikonaut, em 2017.

“Eu tinha um fascínio qualquer por astronautas. Daí é que veio a Taikonaut, que é o nome que dão aos astronautas na China. Sinceramente, não tem nenhum significado muito deep, é mesmo só o meu fascínio por astronautas”, confessa.

Sem experiência na área, Chau lança a sua primeira coleção aos 19 anos. Durante a conversa, o designer agradece por ter dado um salto de confiança no processo, pois, se soubesse a dinâmica de tal realidade, provavelmente não teria arriscado no seu potencial. Teo também ressalta o apoio dos pais desde a escolha de carreira até ao lançamento da sua marca, indicando a mãe como a sua maior cliente. “A minha mãe compra tudo da Taikonaut. Tudo, tudo, tudo ela compra! E, pronto, acho que esse é o tipo de apoio que todos nós precisamos porque, quando vem dos nossos pais, é tipo nothing can stop it (nada me pode parar) e sou muito grato por isso”.

Apontando as marcas norte-americanas Stussy e Supreme como as suas maiores influências na moda, Teosson Chau descreve a sua marca como “divertida, espontânea e livre”, mas também como algo que os moçambicanos se possam identificar. Em abril de 2022, Teo lançou a coleção “MAP – Day and Night Coach Jackets” que consistiram em dois modelos de casacos à base da ilustração do mapa de Moçambique, em versões claras (diurnas) e escuras (noturnas). O seu objetivo era que, ao primeiro olhar, qualquer pessoa reconhecesse que a marca é de origem moçambicana. E desta vez, o designer decidiu seguir a mesma linha de pensamento e homenagear a sua cidade natal. 

Para quem é natural de Moçambique ou já visitou o país, reconhece a emblemática por volta dos transportes particulares denominados “chapa” ou “chapa 100”. Assim como dos veículos de caixa aberta, desde carrinhas e camiões, os quais os cidadãos apelidaram de “My Love”, pelo fato dos passageiros terem sempre de viajar juntos e colados uns aos outros. 

“Eu sou de Maputo. Gosto muito da minha cidade e pensei: Quais são as coisas que se fazem em Maputo? E uma das coisas que pensei foi: Chapas. Todo o mundo sabe o que é um chapa (…) Só que outras marcas moçambicanas já tinham feito. Eu podia fazer a minha própria versão e ainda a posso fazer, só que algo ainda mais autêntico, mais moçambicano, mais maputense. O My Love. Então fiz os primeiros designs e fiquei a olhar para aquilo – isso já foi mo ano passado, deve ter sido por volta de agosto ou setembro – e eu já tinha planeado lançar este ano. Queria fazer uma coleção primeiro em janeiro, o que não aconteceu. Depois, em fevereiro, queria lançar as t-shirts da “My Love” e percebi que em fevereiro é mês dos namorados. Então, mês dos namorados e “my love”, as coisas tinham de casar de alguma forma! Na verdade, a coleção “My Love” nem tinha a ver com o dia dos namorados, mas de alguma forma vi que esta era a oportunidade de cruzar estas duas coisas então tive de fazer isso”, revela Teosson. A coleção “My Love” consiste em dois modelos de t-shirt, onde na parte de trás é visível o meio de transporte moçambicano, símbolo que a maioria dos seguidores reconheceu, segundo o designer.

Apesar de estar baseado em Coimbra (zona centro de Portugal) e focado em seguir a carreira de ator, o “Mr Chau” mostra vontade de regressar ao seu país: “Eu acho que o que me impressiona mais é que os artistas (moçambicanos) agora estão mais ‘olha isto é o meu trabalho. Isto não é um hobby, isto não é só uma coisinha que eu gosto de fazer, isto é o meu trabalho’. (…) Estão cada vez mais a levar-se a sério (…) Por exemplo, vi há pouco tempo que em Moz há um clube de comédia e acho isso genial porque sabemos como é que as coisas são em Moçambique. Então, esse crescimento também coloca na minha cabeça a ideia de ‘será que um dia posso voltar? Será que um dia, posso fazer algo com a minha marca ou como ator?’. Fico muito curioso quanto a isso. (…) Como designer quero, e sem dúvida, ainda vou fazer muita coisa em Moçambique. Teosson ainda admitiu que se tivesse a oportunidade gostaria de colaborar com Xindzuti e Taibo Bacar, artista e designer moçambicanos.

Questionado sobre onde se vê daqui a cinco anos, Teo diz que não pensa muito nisso, mas que “gostaria de fazer um mestrado, gostaria de conhecer mais formas de trabalhar no mundo, gostaria de experimentar mais coisas, e é isso. Vejo-me, sem dúvida, nos cinemas, vejo-me a continuar a fazer teatro, pelo menos num programa de televisão. São coisas que eu gostaria de alcançar”. 

O designer moçambicano confirmou à BANTUMEN que este ano pretende criar um website para a marca e realizar um evento em Maputo, como uma pop-up store ou algo do género. Também revelou o regresso de duas coleções: a “MAP”, a qual referimos anteriormente, e a “3M Reflective Hoodies” que foi a que teve mais sucesso, regressando pela terceira vez. As encomendas podem ser feitas através do seu Instagram (@taikonautbymrchau). 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES