PUB
DJ Satelite
📷: : Keveni Stphane

Transe chega ao Porto para criar pertenciamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Esta semana assinala o sétimo aniversário da BANTUMEN. Depois de dois eventos distintos no Musicbox, em Lisboa, vamos diretos para o Porto, onde fomos convidados a fazer a curadoria da Transe, a acontecer neste sábado 28.

Fruto da plataforma Kebraku, fundada pelo DJ Farofa, a Transe é uma festa produzida e tocada por imigrantes, que procura criar um ponto de encontro e de êxtase onde a pluralidade cultural, individualidade e criatividade multidisciplinar são um vector de pertenciamento e empoderamento.

Transe “é conexão, mescla e uma visão sem barreiras para as possibilidades de transar culturas de novas formas e em novos espaços”, divulga a organização.

Com uma apresentação a cada dois meses no Maus Hábitos, no Porto, vamos levar a esta primeira edição a angolana Seres Produções, de DJ Satélite, que é um porta-bandeira da música house que se funde nas sonoridades africanas.

De forma generalizada, há atualmente uma falsa sensação de que existe uma maior vontade em criar um ambiente social bilateral, em que todos absorvemos e convivemos com as culturas dos que nos rodeiam e do local onde nos encontramos, ao mesmo tempo que contribuímos com as nossas experiências e vivências. Contudo, o que é efetivo é um maior interesse em servir essa narrativa plural mas que, analisada de forma menos superficial, percebemos ainda sofrer de um etnocentrismo que remete para o apagamento, preconceito e exclusão. Algo que observou o próprio DJ Farofa, imigrante brasileiro em Portugal. Essa constatação levou-o a criar este novo projeto, que se quer “acessível, plural e que respeita as individualidades” e onde toda a equipa envolvida na produção e nas apresentações artísticas é composta exclusivamente por imigrantes.

A Transe acontece sob esta premissa no dia 28 de maio, no espaço Maus Hábitos, com um showcase da Seres Produções. DJ Satélite, Bun Xapa, Rosário e DJ Gálio vão ser os sommeliers do afrohouse a comandar a cabine.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB