Procurar
Close this search box.

A Universidade de Yale quer ensinar-te a ser feliz

Universidade de Yale
Universidade de Yale

Nós sabemos que já deves estar cansado de ler sobre o Covid-19 e a quarentena, mas queremos que te cheguem todas as possibilidades para melhor enfrentares esta situação inédita. Porque, uma mente saudável é uma vida saudável.

A Internet, os livros, filmes, séries, treinos (dentro de casa), jogos caseiros e familiares têm sido um escape à realidade que se vive lá fora. E se te dissermos que para melhorares a tua vida mental, podes tirar um curso, acreditarias? Se não, é melhor começar a pensar nisso, porque a Universidade de Yale, nos EUA, tem um curso de Felicidade.

Há dois anos, o curso já tinha estado online e gratuito, na plataforma Coursera, intitulado na altura de “A Ciência do Bem-Estar”, uma ferramenta de consolo e aprendizagem que pode ser-te útil agora.

As aulas podem ser assistidas por qualquer pessoa, de forma gratuita. Mas por 49 dólares, o equivalente a 45 euros, podes concluir os trabalhos e tarefas que te forem atribuídas, enviá-las para serem avaliadas e obter um certificado de conclusão do curso.

A criadora do curso, a professora de Psicologia Laurie Santos, explicou em 2018 numa entrevista à CNN, que “apesar das conexões sociais serem importantes, a ciência tem mostrado que grande parte da felicidade diária decorre do cultivo de práticas e rotinas saudáveis. Por isso, refere que esta volta dramática nas nossas vidas pode realmente servir de oportunidade para, nas próximas semanas, repensarmos os nossos rituais diários, e assim tentarmos repensar o nosso cérebro em direcção a uma vida mais feliz.”

Ver esta publicação no Instagram

Gosto muito dessa frase da Profª Laurie Santos, da Universidade de Yale. Todos nós queremos ser felizes, isso é fato. Mas quantos de nós realmente nos esforçamos para receber essa recompensa da vida? Quantos de nós cultivamos emoções positivas e utilizamos nossas forças diariamente? Quantos de nós nos empenhamos todos os dias para desenvolver nossos relacionamentos? Há muitos elementos que contribuem para nossa felicidade, mas é impossível ser feliz sem entrar em ação. Você trabalha todos os dias em prol da sua felicidade? A Profª Laurie Santos será uma das palestrantes no @WOHASU, evento multissensorial que acontecerá em Miami em março e contará com implementações práticas de psicologia positiva. Coaches formados pela @sbcoaching têm 20% de desconto na compra do ingresso utilizando o código “SBCoaching”. Saiba mais no site oficial do WOHASU: worldhappiness.com. Nos vemos lá?

Uma publicação partilhada por Flora Victoria (@flora.victoria) a

A convivência com os alunos da universidade é que incentivou a professora a tomar a decisão final de avançar com o curso. “Estava chocada com o tipo de problemas de saúde mental” que via e observou que se tratava de “uma tendência nacional que está a piorar”. Na altura, quase 1200 alunos – cerca de um em cada quatro alunos no campus – acabaram por se matricular na turma, e o curso acabou por se tornar o mais popular dos mais de 300 anos de história de Yale.

Para dar início ao curso, aprende-se sobre a psicologia e a neurociência por detrás do que impulsiona a felicidade. Na segunda metade, os alunos são desafiados a fazer exercícios de mudança de comportamento para ajudar a reprogramar o cérebro.

“As nossas mentes mentem-nos a toda a hora. Queremos coisas erradas. Pensamos que precisamos de mudar as circunstâncias da nossa vida para sermos mais felizes”, diz Santos. “Muita gente acredita erradamente que a felicidade está ao virar da esquina se conseguirmos um emprego melhor, um parceiro mais bonito ou inteligente ou uma casa maior.”

Mas Santos esclarece que a literatura sobre neurociência não só não confirma isso, como explica que aquilo que “desempenha um papel muito maior na nossa felicidade são as nossas práticas simples, actos simples como estabelecer uma conexão social, tirar tempo para agradecer ou para estar no momento presente”.

Felicidade e contentamento decorrem de repetidas tarefas simples, em vez de tarefas hercúleas. “Considero a ciência da felicidade uma fonte de boas notícias”, afirma a professora.

O curso deve ser concluído em 1O semanas e, através da plataforma Coursera, existe a possibilidade de os alunos discutirem os módulos com colegas e professores/moderadores. Há ainda leituras sobre “ideias erradas em torno do conceito de felicidade”, “porque é que ter expectativas pode ser mau” ou sobre como “pôr estratégias em prática”.

O curso pede apenas que os alunos sejam regulares na frequência com que vêem os vídeos ou participam nas discussões e leituras, mas também dá a oportunidade de os alunos compreenderem e experimentarem os temas ao seu próprio ritmo.

Podes fazer a inscrição ao clicares aqui.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES