Uma universidade no Utah está a dar aos estudantes que andam e usam os seus telemóveis ao mesmo tempo, a sua própria pista nas escadas (texting lanes), no novo centro de estudos.
Com relatos de feridos, constrangimentos e mortes relacionadas com pedestres ao telemóvel em ascensão, o mesmo acontece com a quantidade de atenção para “andar distraído.”
Legisladores e organizadores da saúde pública por todo o mundo têm vindo a trabalhar há anos para aumentar a inconsciência sobre o quão perigoso pode ser o uso de aparelhos móveis enquanto se viaja a pé. Algumas cidades do USA começaram mesmo a rotular os “pedestres descuidados” para olharem para os seus telemóveis quando atravessam a rua.
E ainda, apesar de todas as regras, riscos e comentários sarcásticos de estranhos que vêm com este comportamento, este ainda persiste — principalmente entre jovens.
Universidade de Valley, Utah (UVU), parece compreender isto bem, por isso esta não desencoraja o uso de smartphones entre os 30.000 estudantes. Em vez disso, a escola está a tentar eliminar um corredor de impasse, dando aos escritores de mensagens uma pista própria.
Relatos falam de uma grande escadaria com pistas desenhadas para caminhar, correr e andar ás sms, estas foram oficialmente reveladas no novo centro de estudantes da Universidade de Orem, Utah, a 7 de Junho.
Enquanto nenhuma política oficial de escola tenha sido implementada para impor o uso dessas escadas, o director criativo da UVU, Matt Bambrough, espera que os estudantes riam, falem e pensem sobre o assunto.
“Temos estudantes de 18-24 anos a andar por todo o lado com smartphones, estamos quase obrigados a correr num lugar; é algo com que lidamos nestes dias e nestas idade,” disse Matt numa conferencia de imprensa, explicando qua a intenção foi “comprometer os nossos estudantes a prestarem atenção e deixá-los saber que nós temos a consciência de quem eles são e de onde eles vêm.”
UVU parece ser a primeira instituição académica a criar espaços dedicados para se andar ao telemóvel mas, a criação “texting lanes” noutras partes do mundo têm feito tablóides desde, pelo menos, 2012.

No último Verão, a National Geographic instalou “phone lanes” pedestres temporárias em Washington D.C., enquanto filmavam um segmento televisivo sobre ciência comportamental e em Setembro, a cidade chinesa de Chongqing, seguiu o exemplo de forma quase igual que tinha o intuito de sensibilizar para a segurança.
Por outro lado, os depreciadores apontam as escadas como um produto da nossa sociedade tecnologicamente obcecada e egocêntrica.
Independentemente da forma como alguém se sente em relação a isso, a pista de “escrita de sms” da UVU tem definitivamente mais pessoas a conversar — que foi o objectivo principal de Bambrough.
“A maioria das pessoas não obedecem as pistas colocadas,” diz Matt. “Mas prevenir colisões foi a razão pela qual construirmos as pistas — fizemo-lo para consciencializar os estudantes. Está lá para as pessoas observarem e aproveitarem.”