Procurar
Close this search box.

“Untold” a nova curta-metragem de Dércio Ferreira que discute a ideia de verdade

O realizador angolano Dércio Tomás Ferreira tornou-se numa “máquina” de curta-metragens sólidas, complexas e sempre com um pendor social forte que propõe uma reflexão.

A última foi “Mulher”, estreada em setembro do ano passado, com brilhante performance da atriz e modelo Sharam Diniz. Nesta curta, o realizador e dramaturgo trouxe à tona o conceito de “Liberdade Feminina”, numa ação-comédia imparcial de tirar o fôlego.

Menos de um ano se passou e Dércio Ferreira volta a apresentar-se nos nossos ecrãs com o trailer de uma nova curta-metragem: “Untold”. A pergunta é, o que se passa nesta produção?
“Untold”, protagonizado pelo ator português de origem moçambicana Mauro Hermínio, conta a história de um homem estranho numa sala de interrogatório e a consequente luta entre a verdade e a mentira.

Dércio contou à redação da BANTUMEN que, desta vez, como pano de fundo, não houve nenhuma mensagem oculta de cariz social, mas um desafio à sua própria capacidade criativa. “Esta é a minha primeira curta sem mensagem oculta. O meu foco não foi tanto transmitir uma mensagem social, mas desafiar a minha habilidade de prender as pessoas só com diálogo”, disse o realizador, acrescentando que nunca antes tinha feito um projeto que realmente desafiasse a sua capacidade de escrita, mais especificamente a escrita de diálogo. Por isso, “quis perceber se, além de contar uma história, tinha a capacidade de prender uma audiência só com a parte do diálogo”, explicou.

Contou-nos igualmente que a curta-metragem, cuja data de lançamento está prevista para finais de maio, foi idealizada ainda em 2022, por influência de um dos episódios da série “Criminals” da Netflix, no qual o Kit Harington abre a cena com um monólogo de seis minutos. Segundo Dércio, “aquilo foi inspiração suficiente para sentar e começar a escrever”.

O convite para Mauro Hermínio, o único ator da curta apesar das várias outras participações, surgiu, segundo o realizador, já nos primeiros rascunhos. “Escrevi a pensar já no Mauro como personagem, porque é o ator no qual mais confiava para um trabalho destes. Ele é o único ator do filme. Eu sabia que ele poderia dar vida ao diálogo e tornar a história intrigante com o seu acting muito peculiar”, disse Dércio.

Como dissemos, Dércio tem-se revelado uma verdadeira máquina. Com o lançamento deste “Untold”, o realizador angolano vai a caminho da sua sexta curta-metragem e já com previsões de uma sétima ainda para o verão deste ano. Sente que cada trabalho simboliza um novo estágio de evolução e, apesar de admitir não ter pensado nesta curta-metragem para uma exposição ao nível dos festivais, não descarta a possibilidade de candidatá-la a alguns, apesar das restrições de grande parte destes.

“Sinto que ainda devo alguns poucos projetos de acesso fácil ao meu público, antes de começar a criar curtas só para rodarem em festivais. Porque os festivais são restritos e apenas depois de algum tempo permitem que tenhas o teu filme exposto para o mundo todo.”

Com Ciomara Morais, Dércio Tomás Ferreira, Sílvio Nascimento e Rahiz como produtores, o trailer da curta-metragem “Untold” está disponível no Instagram pessoal de Dércio Ferreira, no YouTube da Bob 1 (Bob 1 TV) e no IMDB. A curta estará também disponível no YouTube da Bob 1, em breve.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES