Procurar
Close this search box.

Angola é o primeiro país PALOP a vacinar contra o coronavirus

coronavirus

A primeira vacinação contra o coronavirus em Angola aconteceu na passada terça-feira e a primeira pessoa a receber a vacina foi a antiga profissional de saúde, Amélia do Amaral Gourgel. O ato aconteceu, simbolicamente, no Dia da Mulher Angolana.

Momentos depois de o país ter recebido o primeiro lote de 624 mil doses de vacinas AstraZeneca, proveniente da Índia em iniciativa do programa Covax, que está a mediar a chegada das vacinas nos países em desenvolvimento.

Angola é assim o terceiro país africano, depois do Gana e Costa do Marfim, e o primeiro PALOP a iniciar o processo de vacinação contra o coronavirus.

Após a recepção do primeiro lote de imunizantes, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta disse à imprensa que o plano de vacinação prevê vacinar profissionais de saúde, professores, idosos e outros que estão expostos ao risco de contágio de forma constante, esclarecendo também que as duas doses da vacina AstraZeneca vão ser administradas num período de oito semanas.

Segundo o Jornal de Angola, o médico na linha da frente do combate contra o coronavirus, Bravo da Costa, mostrou-se também feliz por fazer parte do primeiro grupo de vacinados em Angola.

As 624 mil doses dadas pela Covax fazem parte de um lote que contém mais dois milhões de doses, que devem aterrar no país até finais do mês de maio.

Sílvia Lutucuta informou também que o país vai imunizar mais de seis milhões de habitantes com a mesma vacina, sendo que a primeira fase vai cobrir as províncias de Benguela, Luanda e Cabinda, por serem atualmente as regiões onde há um maior registo de casos positivos.

O governo angolano aderiu à iniciativa da Covax em Julho 2020 e frisou que Angola vai, por iniciativa própria, receber outras vacinas.

A AstraZeneca foi desenvolvida em colaboração entre a Universidade de Oxford e a Farmacêutica AstraZeneca, recebendo a autorização da Organização Mundial de Saúde e a Agência Europeia de Medicamentos.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email [email protected]

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES