Procurar
Close this search box.

Victor Osimhen, o herói mascarado do Nápoles

O mundo parou na última semana para exaltar o feito do Nápoles, ao voltar a sagrar-se campeão da Série A, o principal campeonato de futebol italiano, 33 anos depois.

O herói desta festa bem conseguida e tão aguardada foi Victor Osimhen, jogador nascido em Lagos (Nigéria), que se tornou no atual herói desta geração de adeptos do Nápoles, um dos clubes de maior tradição em Itália e onde jogou Diego Maradona.

Quando a época 22/23 começou, poucos apostavam as suas “fichas” na vitória do Nápoles, visto que, apesar de manter uma prestação regular, não chega ao top de três da Série A. O seu último título nacional aconteceu na época 1989/1990, com Diego Maradona como figura principal da equipa.

Osimhen nasceu praticamente oito anos depois. Depois de várias mostras da sua qualidade técnica, tanto na seleção de sub 17, como no VfL Wolfsburg (Alemanha) e Lille OSC (França), em setembro de 2020, o Nápoles desembolsou nada menos do que 70 milhões de euros para o nigeriano integrar o plantel e, hoje, segundo o presidente do campeão italiano, nem há disposição para ouvir propostas para levar Osimhen: “Daqui não sai!”

Na época passada, o atleta foi eleito o melhor jovem atacante do campeonato italiano, saindo-se na frente de nomes como Dusan Vlahovic, da Juventus, e do português Rafael Leão, do Milan.

Um facto curioso sobre o jogador é entrar em campo sempre com uma máscara. Em 2021, durante um jogo contra o inter de Milão, num lance entre Osimhen e Milan Skriniar, este último atinge violentamente a maçã do rosto de Osimhen com a testa. Resultado: inúmeras fraturas ósseas na área do olho esquerdo, uma operação de mais de três horas e meia com três gravuras, seis placas e 18 parafusos apenas para fechar as fraturas.

Desde então, o avançado joga sempre com uma máscara protetora e que ganhou todo um simbolismo. Osimhen é o super-herói do Nápoles, cuja máscara é um amuleto da sorte, para o jogador e para os adeptos. Em diferentes peças de merchandising e até grafites pela cidade é possível ver a figura de Osimhen com a sua máscara.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES