No último sábado, 30 de abril, os espaços da Penha Sco, em Lisboa, foram ocupados por uma sessão especial de edição da Wikipédia. Com o tema “Visibilidades Negras”, mais de uma quinzena de participantes registaram na maior enciclopédia aberta do mundo o perfil de mulheres de referência para a comunidade negra que partilha o português como língua oficial.
Com curadoria de Vanessa Sanches, o coletivo Wiki Editoras Lx proporcionou uma “editatona” – como são apelidadas estas sessões de edição – onde, além de aprenderem a editar, as participantes puderam degustar diferentes pratos afro vegetarianos e quitutes providenciados pela Associação Batoto Yetu.
Tchinda Andrade e Pauline Duarte de Cabo Verde, Imanni da Silva e Mama Kuiba de Angola, Lara de Sousa e Conceição Queiroz de Moçambique, Roselyn Silva de São Tomé e Príncipe e Bia Santos do Brasil foram algumas das personalidades que integraram a lista de edição que, apesar de serem referência nas suas diferentes áreas de atuação, ainda não tinham as suas biografias publicadas naquela que é maior enciclopédia do mundo.
Ao longo do tempo, biografias de outras mulheres da mesma lista vão integrar a plataforma, como já é o caso da rapper luso-angolana EvaRapDiva.
Rapper angolana distinguida nos Angola Hip Hop Awards, foi uma das mulheres sugeridas pela @vanessasanches enquanto curadora da editatona do último sábado https://t.co/Gywbb3ov5t @wikieditoraslx @BANTUMEN @wikipedia pic.twitter.com/1xBz59O8ya
— Ana Matias (@AnaMati11657075) May 3, 2022
“A Wikipédia é um dos dez sites mais acessados do mundo e desenvolve um papel importante na construção do conhecimento, sendo a maior enciclopédia aberta, livre e gratuita. Contudo, apenas cerca de 20% do seu conteúdo é sobre mulheres e pessoas não binárias e menos de 13% das pessoas que editam a enciclopédia online estão nesse perfil”, indica o coletivo Wiki Editoras Lx.
O perfil médio do editor da plataforma colaborativa são “homens, brancos, jovens do norte global” e é exatamente a diversidade do universo de editores da plataforma que potencia a diversidade de perfis que ali são registados.
Editar a Wikipédia é mais simples do que parece e qualquer pessoa pode fazê-lo. Para poderes descobrir novos eventos de edição, fica atenta às redes sociais das Wiki Editoras Lx, onde serão anunciadas novas datas para “editatonas” online e presenciais.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.