Procurar
Close this search box.

A Wikipédia ganhou novos perfis de mulheres negras lusófonas

Wikipedia
Wiki Editoras LX | © João Pedro / BANTUMEN

No último sábado, 30 de abril, os espaços da Penha Sco, em Lisboa, foram ocupados por uma sessão especial de edição da Wikipédia. Com o tema “Visibilidades Negras”, mais de uma quinzena de participantes registaram na maior enciclopédia aberta do mundo o perfil de mulheres de referência para a comunidade negra que partilha o português como língua oficial.

Com curadoria de Vanessa Sanches, o coletivo Wiki Editoras Lx proporcionou uma “editatona” – como são apelidadas estas sessões de edição – onde, além de aprenderem a editar, as participantes puderam degustar diferentes pratos afro vegetarianos e quitutes providenciados pela Associação Batoto Yetu.

Tchinda Andrade e Pauline Duarte de Cabo Verde, Imanni da Silva e Mama Kuiba de Angola, Lara de Sousa e Conceição Queiroz de Moçambique, Roselyn Silva de São Tomé e Príncipe e Bia Santos do Brasil foram algumas das personalidades que integraram a lista de edição que, apesar de serem referência nas suas diferentes áreas de atuação, ainda não tinham as suas biografias publicadas naquela que é maior enciclopédia do mundo.

Ao longo do tempo, biografias de outras mulheres da mesma lista vão integrar a plataforma, como já é o caso da rapper luso-angolana EvaRapDiva.

“A Wikipédia é um dos dez sites mais acessados do mundo e desenvolve um papel importante na construção do conhecimento, sendo a maior enciclopédia aberta, livre e gratuita. Contudo, apenas cerca de 20% do seu conteúdo é sobre mulheres e pessoas não binárias e menos de 13% das pessoas que editam a enciclopédia online estão nesse perfil”, indica o coletivo Wiki Editoras Lx.

O perfil médio do editor da plataforma colaborativa são “homens, brancos, jovens do norte global” e é exatamente a diversidade do universo de editores da plataforma que potencia a diversidade de perfis que ali são registados.

Editar a Wikipédia é mais simples do que parece e qualquer pessoa pode fazê-lo. Para poderes descobrir novos eventos de edição, fica atenta às redes sociais das Wiki Editoras Lx, onde serão anunciadas novas datas para “editatonas” online e presenciais.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES