PUB

A Wikipédia ganhou novos perfis de mulheres negras lusófonas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

No último sábado, 30 de abril, os espaços da Penha Sco, em Lisboa, foram ocupados por uma sessão especial de edição da Wikipédia. Com o tema “Visibilidades Negras”, mais de uma quinzena de participantes registaram na maior enciclopédia aberta do mundo o perfil de mulheres de referência para a comunidade negra que partilha o português como língua oficial.

Com curadoria de Vanessa Sanches, o coletivo Wiki Editoras Lx proporcionou uma “editatona” – como são apelidadas estas sessões de edição – onde, além de aprenderem a editar, as participantes puderam degustar diferentes pratos afro vegetarianos e quitutes providenciados pela Associação Batoto Yetu.

Tchinda Andrade e Pauline Duarte de Cabo Verde, Imanni da Silva e Mama Kuiba de Angola, Lara de Sousa e Conceição Queiroz de Moçambique, Roselyn Silva de São Tomé e Príncipe e Bia Santos do Brasil foram algumas das personalidades que integraram a lista de edição que, apesar de serem referência nas suas diferentes áreas de atuação, ainda não tinham as suas biografias publicadas naquela que é maior enciclopédia do mundo.

Ao longo do tempo, biografias de outras mulheres da mesma lista vão integrar a plataforma, como já é o caso da rapper luso-angolana EvaRapDiva.

“A Wikipédia é um dos dez sites mais acessados do mundo e desenvolve um papel importante na construção do conhecimento, sendo a maior enciclopédia aberta, livre e gratuita. Contudo, apenas cerca de 20% do seu conteúdo é sobre mulheres e pessoas não binárias e menos de 13% das pessoas que editam a enciclopédia online estão nesse perfil”, indica o coletivo Wiki Editoras Lx.

O perfil médio do editor da plataforma colaborativa são “homens, brancos, jovens do norte global” e é exatamente a diversidade do universo de editores da plataforma que potencia a diversidade de perfis que ali são registados.

Editar a Wikipédia é mais simples do que parece e qualquer pessoa pode fazê-lo. Para poderes descobrir novos eventos de edição, fica atenta às redes sociais das Wiki Editoras Lx, onde serão anunciadas novas datas para “editatonas” online e presenciais.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Victor Hugo Mendes

22,00 

PUB