A Apple anunciou os vencedores da terceira edição da Apple Music Awards, reconhecendo os melhores artistas de 2021 e a sua influência na cultura global.
Wizkid, superestrela nigeriana, foi nomeada Artista do Ano em África, enquanto The Weekend foi nomeada Artista do Ano globalmente. Outros vencedores dos prémios são a francesa de origem maliana Aya Nakamura, que foi considerada Artista do Ano em França e H.E.R, que foi nomeada Compositora do Ano.
O cantor e compositor Wizkid é um dos maiores artistas de crossover de África, tendo trabalhado com Drake, Skepta e Chris Brown, entre outros.
O músico nigeriano encontrou sucesso regional pela primeira vez em 2011, com o popular single “Holla at Your Boy”, que apareceu no álbum de estreia Superstar. Em 2016 atingiu popularidade à escala global, depois da colaboração com Drake em “One Dance”, que subiu ao topo das tabelas musicais em 15 países.
Entre 2019 e 2020, o superstar foi destaque nos projetos de Beyoncé “The Lion King: The Gift” e da sua peça complementar, “Black Is King”. Em outubro de 2020, lançou “Made in Lagos”, álbum aclamado pela crítica e de maior sucesso comercial, que incluiu a popular “Essence”, faixa que ganhou 125 milhões de reproduções na Apple Music e mais de 2,8 milhões de Shazams.
No ano passado, foi o artista africano mais transmitido do continente na Apple Music e classificado nas tabelas do Daily Top 100 em 60 países, além das suas reproduções mensais na Apple Music crescerem mais de 250 por cento fora de África. O artista também foi destaque nas playlists Today’s Hits e R&B Now da Apple Music, e é um convidado frequente em programas da rádio da maçã, incluindo “Africa Now Radio”, “The Ebro Show”, “New Music Daily with Zane Lowe” e “OVO SOUND RADIO”.
“Obrigado à Apple Music por este prémio,” disse Wizkid. “É uma bênção poder fazer o que faço, e tenho orgulho de representar para África.”
.@AppleMusic Love! 🖤🦅 #MIL pic.twitter.com/umjLm5keoP
— Wizkid (@wizkidayo) August 29, 2021
Os Apple Music Awards homenageiam conquistas na música em cinco categorias distintas — Artista do Ano, Compositor do Ano, Artista Revelação do Ano, Melhor Canção do Ano e Melhor Álbum do Ano — e os vencedores são escolhidos através de um processo que reflete tanto a perspectiva editorial do Apple Music quanto o que os clientes ao redor do mundo estão ouvindo mais.
Este ano, a Apple Music Awards apresentará uma nova categoria de prémios para Artista Regional do Ano, reconhecendo artistas de cinco países e regiões: África, França, Alemanha, Japão e Rússia. Os prémios Artista Regional do Ano reconhecem artistas que causaram o maior impacto culturalmente e nas tabelas nos seus respectivos países e regiões.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.