PUB
Yasmira “Yas” Dias / Foto: Yas
Yasmira “Yas” Dias / Foto: Yas

Pela 18ª vez, Yas é campeã por Portugal

Para fechar o ano em grande, Katiuscia Yasmira Dias sagrou-se campeã pela 18ª vez por Portugal, no Campeonato Nacional Open Jiu-Jitsu 2022, organizado pela Federação Portuguesa de Jiu-Jitsu Brasileiro (FPJJB), que teve lugar no passado fim-de-semana no Complexo Desportivo do Casal Vistoso (Lisboa).

Quando pensávamos que Yas já tinha dado tudo este ano, eis que a atleta leva para casa mais um ouro duplo: ganhou o peso e o absoluto (a mesma faixa mas com todos os pesos juntos).

Através das redes sociais, a atleta mostrou a sua felicidade com a mais recente conquista e confessou o seu entusiasmo: “Foi mesmo isso tudo, e podem ter a certeza que virão muitos mais. Sobre lutar em casa [Lisboa] confesso que odeio, pela pressão que é, por ter todo o mundo a assistir, a torcer a favor e contra. Mas pela primeira vez foi mais a favor do que contra, o que significa algo. Pela primeira vez vi um pavilhão lotado de gente, a levantar e a aplaudir-me, sensação indescritível. Obrigada e obrigada de coração a todos”.

Este foi, provavelmente, um dos melhores anos da atleta. Conquistou tudo o que havia para conquistar com a faixa preta, um dos seus maiores objetivos. “Agora estou oficialmente de férias, pois mereço ter férias depois deste ano de loucos. Como alguém muito especial disse-me: ‘Temos que perder o foco, para voltar a ganhá-lo mais do que nunca’, ou seja, temos que ter o tempo que ‘tiramos’ para voltar mais fortes que nunca”.

Com isto, Yasmira adiciona mais duas medalhas de ouro à sua coleção. É cinturão negro42 vezes campeã de Portugal (com 18 títulos como campeã nacional), cinco vezes campeã da Europa, quatro vezes campeã mundial de 90 quilos, cinco vezes Naga BeltMelhor Atleta de África (masculinos e femininos incluído), entre outros títulos.

De recordar que, Yas foi também homenageada como uma das Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia, pela PowerList 100, pelo segundo ano consecutivo.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB