Procurar
Close this search box.

Zia Soares e Rita Cruz vão dar voz ao texto “Sempre que Acordo”, de Lara Mesquita

Zia Soares e Rita Cruz

As atrizes Zia Soares e Rita Cruz vão estar entre 16 e 18 de Julho no Festim (Portugal), um festival de leitura de textos interpretados por atores e autores, para dar voz ao texto Sempre que Acordo, de Lara Mesquita. Esta quinta edição do evento é dedicada em exclusivo à criação dramatúrgica no femino.

As leituras acontecem em Lisboa, esta sexta-feira, às 20h30 na Biblioteca do Palácio Galveias, no dia 17, no mesmo horário, na Fábrica Braço de Prata, e no dia 18 julho às 16h, na Biblioteca de Marvila.

Com Sempre que Acordo, Lara Mesquita venceu a primeira edição do prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, que vai receber no dia 18 de julho, na Biblioteca de Marvila. O texto da peça – que esteve em cena de 10 a 13 de junho no Centro de Artes de Lisboa (CAL) – demonstra “ter uma ideia de teatro”, sendo a sua autora “audaz na forma como aborda o elefante na sala` da falta de representatividade de negros na produção profissional no teatro português”, escreve o júri sobre a escolha da autora “que se destacou das demais candidatas”.

Sempre que Acordo é uma obra em que duas mulheres negras fazem um inventário do trauma do racismo português, numa partilha íntima de biografias, com recurso a provocações intelectuais direcionadas para o leitor.

“Sempre que acordo tenho de lutar pela minha existência ao impô-la”, dizem as personagens no espetáculo que Lara Mesquita pôs em palco e que interpretou com Cirila Bossuet.

Na peça, tudo se centra nessa existência que tem de ser imposta, porque as duas atrizes se foram confrontando, desde a infância e até hoje, com o racismo, ainda que quem o pratique “muitas das vezes nem se aperceba”, disse Lara Mesquita, em entrevista à agência Lusa em janeiro, quando estava prevista a estreia da peça. É sobretudo um espetáculo biográfico, em formato de “conferência-performance”, no qual as duas atrizes vão desfiando episódios das suas vidas e, através deles, “inventariam o trauma do racismo português”.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES