PUB
Zia Soares e Rita Cruz

Zia Soares e Rita Cruz vão dar voz ao texto “Sempre que Acordo”, de Lara Mesquita

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

As atrizes Zia Soares e Rita Cruz vão estar entre 16 e 18 de Julho no Festim (Portugal), um festival de leitura de textos interpretados por atores e autores, para dar voz ao texto Sempre que Acordo, de Lara Mesquita. Esta quinta edição do evento é dedicada em exclusivo à criação dramatúrgica no femino.

As leituras acontecem em Lisboa, esta sexta-feira, às 20h30 na Biblioteca do Palácio Galveias, no dia 17, no mesmo horário, na Fábrica Braço de Prata, e no dia 18 julho às 16h, na Biblioteca de Marvila.

Com Sempre que Acordo, Lara Mesquita venceu a primeira edição do prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, que vai receber no dia 18 de julho, na Biblioteca de Marvila. O texto da peça – que esteve em cena de 10 a 13 de junho no Centro de Artes de Lisboa (CAL) – demonstra “ter uma ideia de teatro”, sendo a sua autora “audaz na forma como aborda o elefante na sala` da falta de representatividade de negros na produção profissional no teatro português”, escreve o júri sobre a escolha da autora “que se destacou das demais candidatas”.

Sempre que Acordo é uma obra em que duas mulheres negras fazem um inventário do trauma do racismo português, numa partilha íntima de biografias, com recurso a provocações intelectuais direcionadas para o leitor.

“Sempre que acordo tenho de lutar pela minha existência ao impô-la”, dizem as personagens no espetáculo que Lara Mesquita pôs em palco e que interpretou com Cirila Bossuet.

Na peça, tudo se centra nessa existência que tem de ser imposta, porque as duas atrizes se foram confrontando, desde a infância e até hoje, com o racismo, ainda que quem o pratique “muitas das vezes nem se aperceba”, disse Lara Mesquita, em entrevista à agência Lusa em janeiro, quando estava prevista a estreia da peça. É sobretudo um espetáculo biográfico, em formato de “conferência-performance”, no qual as duas atrizes vão desfiando episódios das suas vidas e, através deles, “inventariam o trauma do racismo português”.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

No Comment.

Artigos Relacionados

Irene Vasco

19,90 

PUB