A Associação de Mulheres Empreendedoras Europa/África acaba de distinguir a atriz e encenadora Zia Soares com o prémio Mérito às Mulheres. A entrega do reconhecimento acontece esta sexta-feira, na gala de apresentação da 6ª edição da iniciativa, a acontecer Hotel Palácio, no Estoril (Portugal).
O objetivo da iniciativa é valorizar e premiar o papel da mulher nas mais distintas áreas profissionais.
Zia Soares é uma das mulheres premiadas na área da Representação, pelo seu percurso singular em África e na Europa, na área das Artes Performativas, destacando-se o facto de ser a primeira mulher negra diretora artística de uma companhia de teatro em Portugal e por ser autora e encenadora do espectáculo O Riso dos Necrófagos, distinguido como “Melhor Espetáculo 2021/2022”, no âmbito do Premio Internazionale Teresa Pomodoro, em Milão, Itália.
Em 2018 e 2019 concebeu e dirigiu as primeiras performances produzidas e interpretadas exclusivamente por mulheres negras em Portugal – Gestuário I produção INMUNE (Instituto da Mulher Negra em Portugal); e Gestuário II, co-produção INMUNE/ BoCA-Biennial of Contemporary Arts.
É directora artística do Teatro GRIOT, companhia onde encenou Luminoso Afogado, a partir de Al Berto; Uma dança das florestas, de Wole Soyinka; e O Riso dos Necrófagos, de sua autoria.
Zia concebeu ainda e interpretou os solos Fanun Ruin, EROSÃO e Kuinzy, produzidos pelo projecto So Wing, do qual é co-fundadora.
O seu trabalho desenvolve-se sempre em estreita colaboração com artistas interdisciplinares, como Kiluanji Kia Henda, Mónica de Miranda, Neusa Trovoada ou Xullaji.
Em 2022, o Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, convidou Zia Soares a integrar o programa “Mulheres de Coragem”, que visa “destacar o lugar e a dignidade das mulheres na sociedade portuguesa”.
Zia Soares é uma artista apoiada pela APAP – Feminist Futures, um projeto co-financiado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia.