Procurar
Close this search box.

Spotify: “Rap Tuga” passa a ser “Na Zona” e Wet Bed Gang continuam no pódio

Wet Bed Gang | 📸 @alexandre_eanc
Wet Bed Gang | 📸 @alexandre_eanc

Desde 2017 que nos apegámos à playlist Rap Tuga do Spotify, que nos ia alimentando com a nata do hip hop contemporâneo em português. Com o passar do tempo, vários subgéneros das sonoridades ditas urbanas, começaram a integrar a lista, como o afrobeats e o afroswing. Por isso, o Spotify acaba de anunciar que mudou o nome da playlist para “Na Zona”, lançando-se assim entre outros ritmos musicais.

Desde 2017 que o interesse pelo rap tuga tem aumentado, com os streams da popular playlist a registarem um aumento de 824%, avançou a plataforma de música e podcasts.

E não é só em Portugal que o género está a ganhar popularidade. Os dados do Spotify revelam que os streams da playlist vêm de todo o mundo, com streams da Suíça e França no topo, mas também de Angola, Moçambique e Cabo Verde, onde a plataforma foi lançada em 2021.

Além da novidade “Na Zona”, o comunicado enviado à redação da BANTUMEN indica também que, dentro do hip hop, o grupo Wet Bed Gang ocupou o primeiro lugar durante três anos consecutivos (2018-2020), enquanto Julinho KSD assumiu o trono em 2021. ProfJam também tem estado no top 3 nos últimos dois anos, e Piruka tem sido um artista recorrente nos artistas mais ouvidos desde o lançamento da playlist.

Em 2022, Wet Bed Gang viu a música “Devia Ir” entre as mais ouvidas, mas o pódio vai para Sippinpurpp, com “Fato treino do City”, Ivandro com “Lua” e “Moça”, e Minguito 283 com “Andalé”.

Voltando à playlist “Rap Tuga”, agora “Na Zona”, o Spotify também revela quem está a ouvir a playlist – e, sem surpresa, é a Gen Z que parece ser o maior fã da playlist, com 48% dos streams a serem de ouvintes com menos de 24 anos.

Atento à evolução do género, o Spotify está agora a despedir-se do nome “Rap Tuga” e a lançar-se entre os ritmos musicais portugueses com o novo nome “Na Zona”. Melanie Parejo, Head of Music para o Sul da Europa, reconhece que o género tem crescido nos últimos anos, e as novas influências do género: “Estamos a assistir a uma mudança geracional entre os rappers em Portugal e com isso uma evolução do próprio género. Já não é apenas rap ou hip-hop, é trap, drill e muitas outras sonoridades que se estão a misturar dentro do rap tuga. Também vemos influências do Reino Unido e do Brasil no espaço do drill“, diz a líder da plataforma, acrescentando também a influência das sonoridades e idiomas dos PALOP.

Abaixo estão os artistas e canções mais ouvidos em 2022: 

Os dez mais ouvidos rappers portugueses em 2022

  1. Wet Bed Gang 
  2. Julinho KSD 
  3. ProfJam
  4. Dillaz 
  5. Piruka 
  6. T-Rex 
  7. LON3R JOHNY 
  8. Sam The Kid 
  9. Plutónio 
  10. Benji

As dez músicas de rap em português mais ouvidas em 2022

  1. Fato treino do City” de Sippinpurpp
  2. Lua” de Ivandro 
  3. Moça” de Ivandro
  4. Andalé” de Minguito 283 
  5. Stunka” de Julinho KSD 
  6. Devia Ir” de Wet Bed Gang 
  7. Louco” de Bluay, Piruka
  8. Imagina” de FRANKIEONTHEGUITAR, Ivandro, Slow
  9. São Paulo” de Yuri NR5
  10. Tempo” de Bispo, FRANKIEONTHEGUITAR, LON3R JOHNY, T-Rex

Os países que ouvem a playlist do Rap Tuga

  1. Portugal
  2. Suíça
  3. França
  4. REINO UNIDO
  5. Luxemburgo
  6. Angola
  7. Alemanha
  8. Moçambique
  9. Cabo Verde
  10. Brasil

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES