Procurar
Close this search box.

Assa Matusse reflete sobre o amor em “Aprendeste aonde?”

Assa Matusse | DR
Assa Matusse | ©Mariano Silva

Há quase um ano a viver em Paris, Assa Matusse acaba de lançar o tema “Aprendeste aonde?”, nas plataformas digitais.

E se falássemos sobre o amor com Assa Matusse? E se pudéssemos falar sobre o amor com os nossos pais? E se pudesses expressar verbalmente o amor que temos por eles? São alguns dos questionamentos que levaram a artista moçambicana Assa Matusse a compor sobre o amor.

“Quem vive em Moçambique sabe que em algumas famílias há temas que não podem ser tratados à mesa e muito menos com os mais crescidos. E, o amor é ainda uma das temáticas tabu”, lemos no comunicado de imprensa enviado à redação.

“Aprendeste aonde?” trata-se de uma composição que questiona alguns clichés em torno da forma da forma como cada um expressa o amor à sua “nossa maneira” (em referência à expressão popularmente usada em Moçambique para falar sobre os seus costumes e tradições).

“Fomos ensinados a respeitar os nossos pais. Mas, algumas vezes, confunde-se respeito com medo. Existem muitos tabus em África relacionados à liberdade ou não de expressar os sentimentos e, pessoalmente, quando mais nova senti necessidade de contar ao meu pai ou à minha mãe sobre as minhas paixões, claramente não o fiz, tal como muitas adolescentes e jovens meninas não fizeram e nem sequer ousam fazer nos dias de hoje. Além de que, é também opressor ter vergonha de dizer que amo os meus pais”, explica a artista.

Devem ser os ares da “Liberdade, Fraternidade, Igualdade”, insígnia que despertaram na jovem artista a necessidade de expressar-se e discutir sentimentos como afeto, medo e paixões com os seus progenitores. “Não devíamos ter medo de falar sobre o amor, principalmente com os nossos pais, eles são a nossa referencia, o nosso berço”, explica.

Assa Matusse prepara o segundo álbum e pretende conciliar a sua carreira com iniciativas de apoio a jovens e raparigas em situação de vulnerabilidade e falta de segurança nos subúrbios do seu país.

Depois de algum tempo sem lançar um original, Assa Matusse lança o single “Aprendeste aonde?”, música cantada em changana (língua moçambicana) e em português, uma mistura contemporânea de sons africanos que mostram claramente a paixão pelas suas raízes.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES