Procurar
Close this search box.

10 factos que podem determinar o vencedor de Mayweather vs. Pacquiao

Existem alguns eventos desportivos que, mesmo depois de anos e anos passados, fazem com que nos lembremos o local onde este aconteceu e as pessoas com quem nos encontravamos na altura. Ficam simplesmente gravados pormenorizadamente na memória, pelo espectáculo de entretenimento que nos concederam.

Muitos acreditam que a luta que se aproxima entre Floyd Mayweather Jr. e Manny Pacquiao é uma dessas ocasiões.

Para aqueles que são adeptos recentes do boxe ou para os que querem uma análise mais aprofundada, mostramos alguns factores-chave  que podem ser determinantes para saber quem leva para casa o cinturão.

mayweather-pacquiao-fight-facts-01

Encontramo-nos a menos de uma semana daquela que está a ser considerada a luta do século — embora alguns entusiastas de boxe e torcedores casuais desta ciência quisessem que este encontro entre Floyd Mayweather Jr. e Manny Pacquiao tivesse ocorrido há cinco anos.

Com cada lutador balançando respectivamente, construindo o seu caminho para outras lutas e pagamentos lucrativos na busca da direção em pé de igualdade no MGM Grand, isto foi e sempre será visto como legado definido. O recorde imaculado de Mayweather de 47-0 sugere que ele tem um tiro legitimo, ao romper a marca de todos os tempos de Rocky Marciano de 49-0, que se manteve desde o KO de Marciano e Archie Moore no Yankee Stadium, em 1955.

Enquanto todos os oponentes de Mayweather, desde 2012, parecem simplesmente empenhados em ir à distância com ele, Manny Pacquiao provou ter a mistura perfeita de uma grande experiência de luta e entusiasmo a fim de eliminar a necessidade dos cartões de resultados dos juízes. Muitos especialistas irão apontar um número de factores que irão prever o resultado. Aqui ficam 10 factores-chaves que não podem ser ignorados.

mayweather-pacquiao-fight-facts-02

Pacquaio perdeu duas das suas últimas cinco lutas

Embora Pacquiao esteja tecnicamente numa série de três vitórias, ele foi marcado por duas derrotas feias antes da ascensão. Durante esta fase, nenhum dos oponentes de Pacquiao esteve remotamente próximo ao calibre dos lutadores com que Mayweather lutou durante o mesmo período. Considerando os recordes dos seus últimos cinco oponentes: Pacquiao enfrentou recordes de 136-34 enquanto que Mayweather viu 177-17 (ambos enfrentaram um oponente duas vezes: Timothy Bradley e Marcos Maidana). Se este facto acrescenta quilometragem nas já velhas pernas de Mayweather, ou tem-se preparado melhor para os encontros, não há duvidas que ele tem obtido melhores resultados desde 2012.

mayweather-pacquiao-fight-facts-03

Pacquiao tem um knockout (KO) nas suas últimas 10 lutas

Muitos acreditam que Pacquiao tem de golpear Mayweather, de modo a deixá-lo KO a fim de ganhar a luta. Se for uma disputa renhida  — que muitos assumem que será — os árbitros serão muito pressionados a dar rondas marginais para que Pacquiao determine o recorde de Floyd. Volte atrás 10 lutas — quando Pacquiao parou Miguel Cotto na 12ª ronda na sua WBO na luta MMA — como da ultima vez que ganhou por KO.

mayweather-pacquiao-fight-facts-04

Mayweather deixou KO um oponente nos últimos 6 anos

Enquanto que o poder de Pacquiao tem aparentemente o iludido com a idade, Mayweather tem também visto o seu estilo de luta mudar por alguém que poderia colocar um oponente nas lonas, como um lutador defensivo. Victor Ortiz foi o último oponente a colocar-se na estreia de Mayweather e cujo KO causou controvérsia. Na quarta ronda da sua luta, Ortiz cabeceou Mayweather — forçando uma finalização de tempo pelo árbitro Joe Cortez. No chamado “time in”, Ortiz sentiu necessidade de pedir desculpa, abraçando o campeão. Após terem dado o toque de luvas, Mayweather acertou um gancho de esquerda devastador que causou rubor. “No ring temos de nos proteger em todos os momentos” disse Mayweather ao ESPN após a luta. “Após ter acontecido, tocamos as luvas, estávamos de volta á luta e em seguida, eu dei o gancho de esquerda e mão direita após a pausa. Temos de nos proteger em todos os momentos”.

mayweather-pacquiao-fight-facts-05

Mayweather tem ida á distancia nas suas ultimas 5 lutas 

Como mencionado anteriormente, Mayweather e os seus oponentes ganharam a reputação por estarem os 36 minutos completos. O mais próximo que esteve de perder foi na sua primeira luta com Marcos Maidana quando o juiz Michael Pernick pontuou a luta 114-114, um empate, e os outros dois juízes concederam, por decisão majoritária, a vitória de Mayweather. Tem de recuar até 2007, na sua luta contra Oscar De La Hoya, como a última vez que um juiz viu a luta a favor de um outro lutador (juiz Tom Kaczmarek tiveram De La Hoya como vencedor, 115-113).

mayweather-pacquiao-fight-facts-06

Eles têm cinco oponentes em comum

Apesar de terem partilhado um recorde profissional de 104-5-2, os lutadores apenas têm cinco oponentes em comum: Oscar De La Hoya, Miguel Cotto, Shane Mosley. Ricky Hatton e Juan Manuel Marquez. Mayweather é sem dúvida 5-0 contra eles; Pacquiao 6-1-1. Aqui fica o que cada lutador disse ao ESPN a cerca do encontro:

De La Hoya: 

“Quando fiz pela primeira vez eu fui com Floyd. Floyd tinha as mãos para baixo. Com eu estava a começar a ver clipes de formação de Pacquiao e vi o fogo nos seus olhos e testemunhei a velocidade, ele parecia rápido, Ele parecia o velho Pacquiao. Se o Pacquiao mostra que me bate a 2 de Maio, então Mayweather está em problemas. A minha cabeça vai com Mayweather, o meu coração com Pacquiao.”

Cotto:

“Eu penso que vai ser uma luta muito difícil. Manny tem as suas vantagens. Floyd tem as suas vantagens. Mas trabalhar as duas ultimas lutas com Freddie Roach, eu sei aquilo que ele é capaz de fazer e penso que ele fará com que Manny veja os erros de Floyd e Manny irá aproveitá-los.”

Mosley

“Eu penso que Mayweather tem a vantagem. Ele pode escapar dos golpes de Manny e em contragolpe superá-lo. Ele é óptimo em contragolpe. E a força do soco de Mayweather  não é nada má. Por isso pode magoar. Manny é muito rápido. Ele dá muitos socos, quatro ou cinco em combinação e eles vêm com muita rapidez. Ele é rápido mas por vezes conseguimos prever o que ele vai fazer e pará-lo. Talvez no inicio ele te jogue fora, mas depois consegues ter mão na situação. Talvez seja por isso que Marquez lhe acertou a mão direita (para o deixar KO). Ele sabia que podia fechar os olhos e atirar com a direita e acertar.”

Hatton:

“Nas primeiras cinco rondas eu dei a Floyd um bom avanço. Foi por pouco. Depois era visível que era um nível diferente de qualquer lutador que me defrontei antes. O seu tempo e a sua velocidade eram muito boas. Eu nunca vi aqueles golpes. Não o vencerá no boxe. Ele tem aquela combinação de ombro e defesa fantástica, mas ele também lutou comigo de perto.

Marquez:

“É difícil dar uma conclusão do resultado porque se a luta passa a distância, irá ser sem dúvida uma decisão unânime, ganha Mayweather.”

mayweather-pacquiao-fight-facts-07

O segundo jogo pode valer cerca de 300 Milhões de Dólares para ambos os lutadores 

Não existe cláusula de segundo jogo, mas como já foi dito “o dinheiro fala”. Deveria Manny Pacquiao retirar a virada que dá palco para não só um dos mais altos segundos encontros antecipados na história do boxe, mas também o mais lucrativo. Enquanto ninguém espera que Mayweather dê outro soco a Pacquiao, se ele o bater, Floyd sempre pareceu mais enamorado pela bonança financeira que o desporto proporciona, em vez do seu legado como campeão.

Esta luta prevê que cada homem ganhe metade de 300 Milhões de Dólares na receita. De acordo com o The New York Times, a divisão de 60-40 entre Mayweather e Pacquiao será mais do que o dobro de qualquer pagamento na história do boxe. A previsão inicial estima 270 Milhões em receita com base em compras PPV em 3 Milhões de lares, 72 Milhões em vendas de ingressos no MGM Garden Arena e 35 milhões em vendas externas. Percam ou ganhem, ambos os homens sairão com camiões de dinheiro.

De acordo com boxing.gov, três das 10 maiores lutas de bilheteiras PPV de todos os tempos são segundos jogos (Lewis vs. Holyfield II, Mayweather vs. MaidanaII, Holyfield vs Tyson II). Se as suas primeiras lutas podem gerar 300 Milhões de Dólares, há a verdadeira possibilidade de a segunda ronda duplicar este valor.

mayweather-pacquiao-fight-facts-08

Juiz Burt Clements custou a Pacquiao, em 2004, uma vitória por decisão dividida

Enquanto ambos os campos ficaram satisfeitos com o anúncio do árbitro Kenny Bayless e os juízes Burt Clement, Dave Moretti e Glenn Feldman, Pacquiao teve um passado sórdido com Clement. De acordo com The Los Angeles Times, “Clements, 62 anos, de Reno, apenas trabalhou numa luta de Pacquiao, e o seu erro custou ao Filipino, em 2004, um triunfo de decisão dividida contra Juan Manuel Marquez, na primeira das suas quatro lutas. Pacquiao derrubou Marquez três vezes na primeira ronda e deveria ter ganho pontuação de 10-6. Clemente admitiu mais tarde que ele não percebeu que poderia marcar uma ronda mais desigual do que 10-7. Esse ponto extra resultou na pontuação do seu cartão de jogo 113-113, o que forçou o empate.”

Mayweather é um dos +210 favoritos 

Desde que a luta foi anunciada, em Fevereiro, Mayweather tem sido dado como favorito a ganhar, de acordo com apostadores (decisores de odds) em Las Vegas. Embora a sua vantagem tenha diminuído nas ultimas semanas, ele continua nos +210 favoritos a ganhar (uma pessoa tem de apostar 210 Dólares para ganhar 100).

mayweather-pacquiao-fight-facts-08

Mayweather foi apenas “oficialmente” derrubado (knocked down) uma vez

Como muitos especialistas e elite do boxe têm igualmente mencionado, muitos acreditam que Pacquiao pode apenas ganhar através do KO. Em toda a sua carreira, Floyd Mayweather foi apenas derrubado “oficialmente” uma vez. Em 2001 – lutando na Van Andel Arena em Grand Rapids, Michigan — Carlos Hernandez foi presenteado com um knockdown apesar de não ter sido este que infligiu o dano em Mayweather. O último partiu a sua mão enquanto dava um golpe na 6ª ronda e pôs a sua luva na lona devido á dor.

Embora não tenha sido pontuado como um KO oficial, muitos acreditam que um verdadeiro knockdown ocorreu contra Zac Judah quando eles se defrontaram em 2006. Na segunda ronda a luva de Mayweather toca claramente a lona, mas o árbitro Richard Steele decidiu que foi deslizamento.

mayweather-pacquiao-fight-facts-09

Pacquiao é apenas o oitavo canhoto a lutar com Mayweather

Embora esteja envolvido em controvérsias devido ás suas palhaçadas fora do ring, os dois rumores dentro do ring que são sinónimos com Floyd Mayweather são, que ele baixou até á lona Pacquiao na sua melhor forma, e que ele é “alérgico a canhotos”. Nas suas 47 lutas profissionais, apenas oito foram contra esquerdinos — muitos deles deram-lhe imensas dificuldades. Como nota Grantland : “duas de três vezes que Mayweather esteve visivelmente magoado no ring (não contando quando ele magoou as suas próprias mãos batendo em pessoas) foram contra esquerdinos. A primeira foi contra DeMarcus “Chop Chop” Corley em 2003, que acertou uma combinação de dois golpes, um amplo direito e depois um certeiro esquerdo. O segundo veio em 2006  contra Zac Judah, que na segunda ronda pontuou um knockdown relâmpago que não contou”. Apesar das supostas dificuldades, Mayweather conseguiu bater em KO metade dos seus adversários esquerdinos.

De realçar que, o “combate do século” vai ser transmitido em exclusivo pela DStv, no canal SuperSport aconselhamos os fãs a configurar o despertador para as 04h30 uma vez que os grandes combates em Las Vegas por norma começam entre as 05h15 e as 06h00.

 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES