Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Arranca este sábado, 13, o Campeonato Africano das Nações (CAN) 2023, conhecido também como TotalEnergiesAFCON2023. Esta é a 34ª edição do evento e realiza-se na Costa do Marfim, até 11 de fevereiro, com a participação de algumas das nações mais talentosas do futebol africano, entre elas quatro dos PALOP: Angola, Cabo Verde, Moçambique e Guiné-Bissau. Este último vai enfrentar a nação anfitriã no jogo inaugural.
O torneio é dividido em seis grupos. Grupo A: Costa do Marfim, Nigéria, Guiné Equatorial e Guiné Bissau. Grupo B: Egipto, Gana, Cabo Verde e Moçambique; Grupo C: Senegal, Camarões, Guiné-Conacri e Gâmbia; Grupo D: Argélia, Burkina Faso, Mauritânia e Angola; Grupo E: Tunísia, Mali, África do Sul e Namíbia; Grupo F: Marrocos, RD Congo, Zâmbia e Tanzânia.
Este CAN é especial não só pela participação de quatro equipas dos PALOP, como também pela polémica em relação à data da sua realização, devido ao conflito com as agendas dos torneios europeus e às preocupações climáticas. Outras curiosidades a saber sobre a competição é que o Egito é a seleção que mais vezes venceu o troféu, em sete ocasiões. Agora orientada pelo técnico Rui Vitória, é também a seleção com mais participações (26), mais jogos (107), mais vitórias (60) e com o melhor ataque, com 168 golos apontados.
Samuel Eto’o é o melhor marcador de sempre da competição – 18 golos – enquanto Ahmed Hassan, da seleção Egípcia é o jogador com mais títulos conquistados, quatro.
Pela primeira vez, os bilhetes para o torneio foram disponibilizados online. A venda de bilhetes físicos também ocorre, com parte das receitas destinadas ao desenvolvimento do futebol na Costa do Marfim.
Para assistir ao CAN, a partir de Angola e Moçambique, os jogos vão ser transmitidos pela DSTv através dos canais SuperSport; em Cabo Verde pela RTC e na Guiné Bissau pela RTC. Para quem está em Portugal, pode ver os jogos através da Sport TV.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024