PUBLICIDADE

Bantuloja

Vem à 2ª edição da editatona Visibilidade Negra e descobre como editar a Wikipédia

18 de Outubro de 2023
Vem à 2ª edição da editatona Visibilidade Negra e descobre como editar a Wikipédia

Partilhar

No próximo dia 28 de outubro terá lugar a segunda edição da Editatona Visibilidade Negra: Juntes Editamos a Wikipédia, um evento de edição colaborativa na plataforma Wikipédia. Organizada pelo coletivo Wiki Editoras Lx, em parceria com a plataforma digital de informação BANTUMEN, esta iniciativa tem como objetivo equilibrar a disparidade de representação de mulheres e pessoas não binárias negras na enciclopédia aberta mais utilizada do mundo.

A curadoria do evento é assinada pela fundadora da BANTUMEN, Vanessa Sanches, e tem como referência a PowerList 100 de 2022, evento anual que presta tributo a 100 personalidades negras influentes na lusofonia.

De acordo com as Wiki Editoras Lx, “apenas 20% do conteúdo da Wikipédia é dedicado a mulheres e pessoas não binárias, e menos de 13% das pessoas que editam a enciclopédia online pertencem a este grupo”. Esta disparidade é ainda mais evidente quando se trata de representatividade racial, sobretudo quando o conteúdo relacionado a personalidades negras é limitado por controvérsias ocidentais sobre fontes de informação ditas confiáveis e que visam sobretudo os meios e plataformas de informação do Sul Global. É nessa perspetiva que iniciativas como a PowerList 100, que destacam figuras influentes em comunidades historicamente invisibilizadas, são fundamentais para a equidade do conhecimento presente na Wikipédia, promovendo a perenização do percurso destas personalidades na linha do tempo e através da Internet, assim como a democratização do acesso a essa informação. 

A maratona de edição será realizada no dia 28, sábado, das 11h às 16h, na PENHA SCO, localizada na Rua Neves Ferreira, 108, em Lisboa. A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia através do envio de um email com o nome da pessoa a participar para editoraswikipedialx@gmail.com.

Um aspeto inclusivo e acolhedor do evento é a disponibilidade de almoço e serviço de babysitting para quem desejar ou necessitar levar crianças, propiciando assim um ambiente onde todos, todas e todes são bem-vindos.

A primeira edição da Editatona Visibilidade Negra, realizada em abril de 2022, resultou na criação de perfis biográficos de personalidades como Conceição Queiroz (jornalista de investigação e ativista de direitos sociais em Portugal), Tchinda Andrade (mulher transgénero cabo-verdiana que desempenhou um papel fundamental no debate sobre questões de género em Cabo Verde), Mama Kuiba (a quitandeira mais popular e uma das mais antigas de Angola) e Manuela Soeiro (“mãe” do teatro moçambicano), entre outras personalidades.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile