PUBLICIDADE

BantuLoja

Morreu Azagaia, nome maior do hip hop moçambicano

March 9, 2023
Morreu Azagaia, nome maior do hip hop moçambicano

Partilhar

Azagaia, um dos nomes mais conhecidos do movimento hip hop em Moçambique, terá falecido nesta quinta-feira, em circunstâncias ainda por esclarecer. A notícia é avançada pela comunidade artística moçambicana.

Num print de uma conversa de um grupo de artistas no WhatApp, indicam o artista estava a realizar uma tarefa doméstica no telhado da casa e escorregou.

Edson da Luz, o seu nome de registo, nasceu a 6 de maio de 1984, na Naamacha, perto da fronteira de Moçambique com a Suazilândia. A escolha do seu nome artístico não foi inocente, Azagaia, é um tipo de lança, curta e estreita, usada para a caça ou guerra. O artista ficou conhecido pelo teor crítico e frontal das suas letras face ao governo. “Mano Azagaia”, como é carinhosamente tratado, regressou aos palcos em 2016, após anunciar o fim da sua polémica carreira, marcada por detenções, ameaças e uma doença.

Além de problemas com as autoridades moçambicanas devido ao uso de ‘cannabis’, Azagaia, cujas músicas não passam na rádio e televisão públicas, já foi chamado para interrogatório pela Procuradoria-Geral da República, que considerou a sua música “Povo no Poder” uma incitação à violência.

Foram mais de 15 anos de comprometimento do rapper em ser a “voz do Povo moçambicano” e da sua intervenção sobre problemas sociais. A sua carreira é marcada pelo lançamento de dois álbuns de originais, Babalaze (ressaca, em Changana) pela editora Cotonete Records, em 2007, onde está o êxito Mentiras da Verdade, som que elevou o rapper à posição de defensor do povo; Cubaliwa em 2013 e um Extended Play sob a chancela da GM Records.

Na tarde desta sexta-feira, 10 de março, vão acontecer duas vigílias em homenagem ao artista, na Escola Comunitária São Vicente de Paulo da Malhangalene, em Maputo, e no Campo Desportivo da Motola.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile