PUB
Passaporte de Moçambique | DR
Passaporte de Moçambique | DR

Moçambique e São-Tomé e Príncipe assinam isenção de visto

Um acordo de supressão de vistos entre Moçambique e São Tomé e Príncipe foi assinado esta semana, em Moçambique, permitindo assim a livre circulação da população entre os dois países.

Segundo Verónica Macamo, ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, a intenção é também atrair investimento. “A supressão de vistos poderá atrair mais investimento e vai impulsionar não só o relacionamento entre familiares e amigos, mas também vai impulsionar o turismo, trocas comerciais e investimentos nos dois países”, afirmou a ministra.

Por outro lado, de acordo com a Lusa, Edite Jua, ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de São Tomé e Príncipe, disse: “Este é um ato simbólico, porque o que nos une tem natureza histórica e consanguinidade. O acordo vai aproximar ainda mais os dois países, potenciar o turismo de forma mais célere e menos burocrática”, afirmou.

O acordo sobre a supressão de vistos abrange passaportes diplomáticos e ordinários, visando dinamizar as relações económicas entre os dois Estados e facilitar a mobilidade, um objetivo assumido no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual os dois países fazem parte, juntamente com Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Recentemente, a agência de notícias portuguesa também noticiou que Moçambique assinou o acordo de isenção de vistos com o governo da Guiné Equatorial. O ato simbólico aconteceu durante a visita do chefe de estado moçambicano, Felipe Nyusi, a Malabo, a convite do presidente Teodoro Obiang.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB