Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O top dos artigos mais lidos da última semana começam com a opinião de Sara Silva Tavares sobre o impacto das telenovelas brasileiras em Angola, e segue com o último lançamento de Dino d’Santiago, que é também um concurso; a popularidade da música “Badja Pa Mi”, do guineense Vaias Lakaran, a história de Samba Baldé, um dos mais populares fotógrafos guineenses da atualidade; e, por fim, a nova sessão de cinema da Santano Productions, em Londres.
Quando falamos em telenovelas, qual é a primeira coisa que vos vem à mente? Talvez a associação mais comum que se faça é a programas superficiais, sem originalidade, que contam as mesmas histórias e, claro, destinados exclusivamente ao público feminino. Introduzidas no Brasil nos anos 1950, depois das radionovelas, as telenovelas produzidas pela Rede Globo rapidamente tornaram-se num sucesso estrondoso.
Dino D’Santiago apresenta “Filho do Vento”, música que integra a banda sonora do filme O Vento Assobiando Nas Gruas, uma adaptação cinematográfica do aclamado romance homónimo de Lídia Jorge, realizada por Jeanne Waltz e no qual Dino estreia-se como ator. A particularidade do lançamento desta música está na possibilidade de jovens criadores poderem participar na edição do videoclipe.
Há três semanas, Vaias Lakaran, rapper guineense emergente, lançou o seu primeiro vídeo de 2024, com a colaboração de Daro e Jadoh Decz. “Badja Pa Mi” (Dança Para Mim) já está disponível no canal de YouTube do artista. A direção do vídeo ficou a cargo de Mane Faty e Vaias e os seus parceiros entregaram uma faixa no estilo Drill, produzida por Sintchan Studio.
Vaias, além de ser um rapper underground, destaca-se pela habilidade em adaptar o seu estilo aos ritmos populares, sempre com novidades nas letras. Conhecido pelas suas linhas provocativas, neste vídeo, Vaias Lakaran eleva a vibração e performance, concedendo à música um toque mais dançante.
No mês de dezembro, realizou-se a 15ª edição da Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, em Macau, momento em que foi apresentada a exposição fotográfica Mosaicos Sino-Lusófonos. O acervo reuniu 26 obras de nove fotógrafos oriundos de oito nações lusófonas, destacando-se entre eles Samba Muhamad Baldé, videnciando a Guiné-Bissau e laureado em três categorias distintas: Pessoas, Espaços, Na Cultura e Celebrações. A mostra esteve patente de 5 a 31 de dezembro de 2023, e a BANTUMEN entrevistou o promissor fotógrafo sobre a sua carreira.
A Santano Productions vai apresentar, no dia 4 de fevereiro, uma noite dedicada a documentários em Londres. Organizada pela própria Santano Productions, a sessão terá lugar no prestigiado Ritzy Cinema, em Brixton, Londres, sob o título “An evening of documentaries”. Este evento promete ser uma celebração da diversidade e criatividade no cinema.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024