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Telenovelas Brasileiras em Angola, um fenómeno cultural

Parte do elenco da novela "Vai na Fé" (Foto: Globo/João Miguel Júnior)
Parte do elenco da novela "Vai na Fé" (Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Quando falamos em telenovelas, qual é a primeira coisa que vos vem à mente? Talvez a associação mais comum que se faça é a programas superficiais, sem originalidade, que contam as mesmas histórias e, claro, destinados exclusivamente ao público feminino. Introduzidas no Brasil nos anos 1950, depois das radionovelas, as telenovelas produzidas pela Rede Globo rapidamente tornaram-se num sucesso estrondoso.

Compostas por capítulos que, por norma, ultrapassam a centena, e uma duração de cerca de 45 minutos cada, geralmente são transmitidas no final da tarde e à noite. Esses romances são parte do dia a dia de muitos lusófonos, especialmente em Angola.

Em 1979, enquanto o país estava mergulhado na guerra contra o colonialismo, os angolanos tiveram a oportunidade descobrir as novelas através de “Gabriela”, a primeira trama da Rede Globo transmitida em no país. A emissão levou consigo uma vaga de novidades que conquistaram a sociedade angolana, causando um impacto considerável na vida dos angolanos, em particular, e dos lusófonos em geral.

Já alguma vez pensaste nas consequências e benefícios sociais deste género dramatúrgico? Nest etexto vou enumerar alguns.

As telenovelas apresentam de forma simples a realidade da sociedade brasileira, tornando-as facilmente acessíveis para a população, independentemente do status social de cada um, devido à linguagem popular utilizada pelos atores. Nos seus roteiros, abordam uma variedade de temas relevantes no contexto brasileiro, e não só, como discriminação entre classes sociais, racismo, pedofilia, trabalho infantil, alcoolismo, homossexualidade, entre outros. Dessa forma, as telenovelas são um importante produto cultural e de comunicação a nível nacional, contribuindo para a construção de uma identidade, tanto no país como no cenário internacional.

Quando as primeiras novelas chegaram a Angola, o país estava imerso numa guerra civil que gerava um clima de medo, angústia, terror e desespero nas pessoas.

As novelas, geralmente transmitidas à noite após o noticiário, representavam um momento de alívio para a população diante de todo o drama que se vivia na época. Tornaram-se verdadeiros
eventos, onde as pessoas reuniam-se na casa de um vizinho, para juntos assistirem à trama. Adultos, crianças, homens e mulheres, todos tinham o compromisso de partilhar esse momento agradável, todas as noites. Após cada transmissão, iniciava-se uma sessão de comentários de todos os lados e a impaciência era evidente na espera do próximo episódio.

A evolução dessas novelas permitiu que os telespectadores desenvolvessem uma mente crítica e se tornassem mais sensíveis aos debates. As histórias, enredos e atores tiveram uma influência significativa na população angolana, contribuindo para a formação de opiniões e reflexões.

Por outro lado, tiveram também um impacto significativo na moda e no estilo das mulheres do país. Muitas angolanas passaram a adotar o mesmo estilo e gostos de moda que as personagens das novelas. Algumas mulheres chegaram ao ponto de viajar para o Brasil para comprar as mesmas roupas e revendê-las em Angola. A moda tornou-se numa forma de as mulheres afirmarem a sua identidade e expressarem a sua vaidade. Através do estilo adotado pelas personagens das novelas, garantia-se um certo status social e ganhava-se destaque. Era também uma eivindicação de feminilidade e poder perante o sexo oposto. Esta influência das telenovelas na moda angolana mostrou como a televisão pode ter um impacto profundo na cultura e no comportamento das pessoas. As mulheres encontraram na moda uma maneira de se expressar e se destacar, com confiança e autoestima.

Com as suas histórias envolventes e personagens cativantes, as novelas conquistaram o coração de cada angolano, deixando uma marca indelével na sua forma de se expressar e interagir socialmente. Muitos passaram a imitar o sotaque brasileiro ao falar e outros ainda adotavam expressões tipicamente cariocas, tal como ouviam nas novelas.

A novela “Terra Nostra”, ambientada num contexto após a abolição da escravidão no Brasil de 1870, trouxe aos telespectadores vários temas como o racismo, imigração, miscigenação, luta de classes e romance, o que permitiu aos angolanos aprenderem mais sobre um capítulo da história da formação da sociedade brasileira do início do século XX e reduzir a sua ignorância
em relação à escravidão e as suas consequências naquela realidade.

Além disso, as telenovelas também possibilitaram a massificação do consumo de músicas brasileiras pelos angolanos. Estilos como o samba, a bossa nova, o pagode e o axé passaram a ser tocados com mais frequência nas rádios locais, ganhando popularidade. Artistas brasileiros como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alcione, entre outros, tornaram-se conhecidos e os seus concertos eram aguardados com entusiasmo. Outro benefício das telenovelas para a população angolana foi o despertar da curiosidade sobre o Brasil. O país tornou-se num sonho, um destino a ser alcançado por muitos jovens angolanos. O Brasil tornou-se num destino de sonho para estudar ou simplesmente conhecer o país. Nos anos 80, começou uma primeira onda de imigração de estudantes angolanos. Inicialmente, apenas os filhos de altos funcionários do Estado tinham condições financeiras para isso, mas na década seguinte, até mesmo jovens de origens desfavorecidas, com algum esforço ou sorte, deram-se a esse luxo como forma de fugir da guerra e do clima tenso em Angola.

A representação de casais nas telenovelas também teve um papel importante como guia educacional para os telespetadores, já que, nas ruas de Luanda, por exemplo, não era comum verem-se demonstrações públicas de afeto entre parceiros. Por outro lado, com a aparição de casais homossexuais nas telenovelas alguns tabus foram quebrados sobre o assunto e abriu-se uma porta para o debate sobre a sexualidade numa sociedade bastante tradicional e conservadora. Produções como “O Clone” despertaram interesse por outras culturas e pela diversidade.

Falando em diversidade, a atriz brasileira Taís Araújo, conhecida por ser a primeira mulher negra a ocupar um papel principal numa telenovela que não abordava a escravidão, foi uma verdadeira fonte de inspiração para as jovens mulheres angolanas. A valorização e aceitação dos seus cabelos naturais, das suas próprias feições, foram apenas alguns dos pontos despertados por essa representatividade.

Apesar dos vários pontos mencionados anteriormente, é importante destacar uma consequência negativa que surge em relação às telenovelas. Algumas pessoas podem contentar-se apenas com essas produções para entender e conhecer a realidade do Brasil. É fundamental lembrar que as telenovelas são obras de ficção e não representam a realidade na sua totalidade. Elas podem reforçar estereótipos ao retratar uma visão muito simplista e estereotipada do país.

Ainda assim, é necessário reconhecer que as telenovelas brasileiras foram muito mais do que apenas entretenimento para a população angolana. Tornaram-se numa fonte de inspiração, educação e conexão com o mundo exterior. Essas produções ajudaram a superar as barreiras da ignorância, opressão e silêncio. As telenovelas abriram portas para o conhecimento e compreensão do desconhecido, permitindo que os angolanos se familiarizassem com assuntos como história moderna, diversidade cultural, sexualidade e empoderamento feminino. Elas incentivaram a curiosidade e o diálogo na sociedade angolana, fornecendo às pessoas meios para questionar, desafiar e construir uma identidade forte e realizada.

As telenovelas brasileiras lembram-nos que as histórias têm o poder de transcender fronteiras, tocar corações, educar, moldar comportamentos e definir tendências. Lembram-nos que todos estamos conectados pelos nossos sonhos, aspirações e lutas em comum. Lembram-nos que todos têm o poder de criar um futuro melhor, abraçando a nossa diversidade, celebrando a nossa humanidade e apoiando-nos uns nos outros. O futuro está nas nossas mãos e as telenovelas brasileiras mostram-nos que temos o poder de moldá-lo com amor, criatividade e esperança.


Fontes:
O impacto das telenovelas brasileiras na cultura angolana
Rede Globo, l’empire de la telenovela

Les Telenovelas : une passion brésilienne

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