Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O top cinco da quarta de semana de 2024 chega-nos com música. O artigo sobre o lançamento de “Txiga na Mim” de Josslyn foi o mais lido na BANTUMEN nos últimos sete dias. Seguiu-se o texto sobre algumas curiosidades que, provavelmente, desconhecias sobre Cabo Verde; a confirmação de Nicki Minaj no alinhamento do Afro Nation em Portugal; a inauguração da Casa da Cultura da Guiné-Bissau em Lisboa e a entrevista a Dago, um dos fundadores da biblioteca angolana 10padronizada.
Desde maio de 2023 que a popular cantora cabo-verdiana não lançava uma nova música em nome próprio. Esta sexta-feira 26, a artista lançou finalmente novo single, “Txiga na Mim” e, para surpresa, revela que está no Reino Unido a seguir uma formação de atores.
Josslyn está num dos melhores momentos da sua carreira. Além dos milhares de fãs que a seguem nas redes sociais e lotam cada espetáculo onde a artista marca presença, as músicas que tem lançado têm tido muito boa adesão do público, acumulando milhões de streams nas plataformas digitais.
Cabo Verde, um arquipélago situado no Oceano Atlântico, a oeste da costa africana, é um local de fascinantes curiosidades e belezas naturais inigualáveis. Não, não vamos falar da ídola Cesária Évora ou dos fantásticos resorts hoteleiros do país. Apesar de as maravilhas naturais e musicais de Cabo Verde serem amplamente populares, há mais a descobrir sobre as dez ilhas que compõem Cabo verde.
“A rainha do rap, Nicki Minaj, vem pintar Portimão de rosa!” É esta a frase que anuncia a ida de Nicki Minaj à edição do Afronation deste ano, em Portimão, Portugal. O evento vai acontecer de 26 a 28 de junho e o alinhamento já conta com nomes como Rema, Asake, J Hus, Dadju & Tayc, Tyla e Ninho. Do lado lusófono, por agora, Lisandro Cuxi é a única confirmação.
A Casa da Cultura da Guiné-Bissau (CCGB), uma organização sem fins lucrativos e de natureza associativa, emerge no número 23 da Rua Alfredo José Marques, em Lisboa, como um marco do cenário cultural guineense na diáspora. Com a missão de promover a riqueza e diversidade das expressões culturais da Guiné-Bissau, a CCGB estabelece-se como um ponto de encontro e intercâmbio cultural.
Francisco Mapanda, conhecido como “Dago Nivel Intelecto”, é um jovem preocupado com o bem comum. Nascido na província do Uíge, Dago é pai de duas meninas e a força motriz por trás da Biblioteca 10padronizada.
O projeto “é um espaço inspirado na ideia da partilha de privilégio”, explica Dago, acrescentando que em Angola, especialmente nas periferias, possuir livros é um privilégio. A Biblioteca começou com a ideia de colocar livros debaixo de uma ponte pedonal para partilhar livros, de diferentes categorias, por forma a partilhar informação e conhecimento.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024