Procurar
Close this search box.

Algumas curiosidades que, provavelmente, desconheces sobre Cabo Verde

Cabo Verde
Foto: Unsplash/Planet Volumes

Cabo Verde, um arquipélago situado no Oceano Atlântico, a oeste da costa africana, é um local de fascinantes curiosidades e belezas naturais inigualáveis. Não, não vamos falar da ídola Cesária Évora ou dos fantásticos resorts hoteleiros do país. Apesar de as maravilhas naturais e musicais de Cabo Verde serem amplamente populares, há mais a descobrir sobre as dez ilhas que compõem Cabo verde.

A reter: este país insular, conhecido pela sua rica cultura e história, destaca-se não só pela sua biodiversidade mas também pela sua estabilidade política e crescimento económico.

1 – Tartarugas pa tudu txada [que é como quem diz, tartarugas em todo o lado]

Um dos fatos mais impressionantes sobre Cabo Verde é o seu papel vital na preservação das tartarugas marinhas. Segundo o Ministério da Agricultura e Meio Ambiente do país, em 2020, o país registou quase 200 mil ninhos de tartaruga, tornando-se no segundo ponto mais importante do mundo para a desova destes animais. A ilha da Boavista, especialmente na praia de Ervatão, é o local ideal para observar este fenómeno natural espetacular.

2 – Democracia ê kriol lifestyle

A estabilidade política e económica de Cabo Verde é notável no contexto africano. Considerado um dos governos democráticos mais estáveis do continente, o país ostenta um dos melhores padrões de vida da África Ocidental. Esta harmonia política e social traduz-se em segurança e uma calorosa receção aos visitantes, tornando Cabo Verde um destino muito procurado por turistas.

3 – Desportos aquáticos para todos os gostos, é só escolher

Este é um bocadinho óbvio. Claro que as ilhas de Cabo Verde são um paraíso para os amantes de desportos aquáticos. Com destaque para as ilhas de Sal e Boa Vista, o arquipélago é um destino de eleição para atividades como kitesurf, windsurf, vela, mergulho, entre outras, atraindo turistas do mundo inteiro.

4 – Inovação 🚀🚀🚀

No campo da inovação, Cabo Verde está a emergir como um hub de startups. Em 2023, foi reconhecido pela StartupBlink com o prémio de “Ecossistema de Startups de Rápido Crescimento em Software e Dados” entre países com população inferior a 500 mil habitantes. Este reconhecimento coloca Cabo Verde ao lado de países como Islândia, Andorra, Luxemburgo, Liechtenstein e Malta, destacando o seu potencial inovador.

5 – Refúgio de judeus 🤵‍♂️👀

A história de Cabo Verde é também marcada pela diversidade cultural. Após a Inquisição Portuguesa em 1496, o arquipélago tornou-se num refúgio para judeus que fugiam da perseguição ou procuravam novas oportunidades económicas. Apesar de hoje praticamente não existirem judeus praticantes em Cabo Verde, muitos descendentes dessas famílias ainda residem no país, preservando um legado histórico único.

6 – O fim da união

Só em 1980, a união política entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau, fundamentada nos ideais de Amílcar Cabral, foi dissolvida pelo então presidente da Guiné-Bissau, Nino Vieira.

Apontamentos: Cabo Verde está a ter um desempenho surpreendente nesta edição do Campeonato das Nações Africanas, a acontecer até ao dia 11 de fevereiro, portanto, não deixes de acompanhar o torneio. com a sua combinação de história rica, beleza natural, estabilidade política e inovação tecnológica, continua a ser um destino de escolha para turistas e um exemplo de desenvolvimento sustentável e diversificado no continente africano.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES