Procurar
Close this search box.

Histórias da Diáspora Negra, de Alice Marcelino, em exposição em Almada

Alice Marcelino, artista visual nascida em Angola e a viver entre Londres e Lisboa, inaugurou este sábado a sua primeira exposição a solo em território português. Kitoko – Histórias da Diáspora Negra é um acervo fotográfico constituído ao longo da última década e que está patente até ao dia 5 de março na Galeria Municipal de Almada, no distrito de Setúbal. 

Kitoko significa bonito em Lingala e, para representar as origens congolesas da família materna, o título surge como “uma ode à minha mãe que também está representada na exposição”, diz-nos a artista.

Para Alice Marcelino a vertente artística “não esta dissociada das questões sociais. Elas complementam-se.” Além de expor o seu trabalho de vários anos, Alice quis criar um espaço de representação da vida e experiência negra, porque a experiência negra na diáspora é única e diferente daquela que um cidadão negro vive num país africano. Na diáspora, ser negro é ser estrangeiro eternamente, num país onde nasceu, ser o suspeito do costume, nunca pertencer realmente mas ao mesmo tempo contribuir tanto para a construção de uma nação. Somos criadores contínuos de cultura”, afirma a artista. 

Kitoko – Histórias da Diáspora Negra é um conjunto de fotografias provenientes de vários projetos desenvolvidos ao longo dos últimos dez anos, lançando um olhar sobre a cultura negra, as suas comunidades e os indivíduos que informam a experiência negra na diáspora, entre o Reino Unido e Portugal.

Nascida em 1980, em Luanda, Alice divide a sua vida profissional entre Londres e Lisboa. É formada em Fotografia pela Universidade de Est London e está a frequentar um mestrado em Media Digitais na Universidade Goldsmiths, também na capital inglesa.

No seu trabalho, explora sobretudo a cultura, tradição, migração e identidade refletindo os seus significados neste nosso mundo global em constante mudança.

Inaugurada em 1988, a Galeria Municipal de Arte foi o primeiro espaço aberto pela Câmara Municipal de Almada vocacionado para a divulgação das Artes Plásticas. Desde então a Galeria tem vindo a organizar regularmente exposições nas áreas da pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, cerâmica e tapeçaria.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES