Procurar
Close this search box.

3ª Bienal Black, a arte emergente em destaque no Rio de Janeiro

'O Contágio da Felicidade' - técnica mista - crédito: Rodrigo Sini

A 3ª edição da Bienal Black (3BienalBlack) chega ao Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, no Rio de Janeiro, Brasil, no dia 10 de maio, com a missão de destacar artistas emergentes, especialmente mulheres, na cena artística brasileira. Este último eixo expositivo do circuito Bienal Black traz uma mostra gratuita composta por mais de 270 trabalhos de 225 artistas do Brasil e do exterior.

Sob o tema “(RE)imaginando o Cubo Preto”, a exposição propõe uma revisão crítica e criativa do espaço expositivo tradicionalmente conhecido como “cubo branco”. Os visitantes poderão desfrutar das obras de terça a sexta, das 10h às 16h, e aos sábados das 10h às 13h, até 16 de junho.

Além das exposições, a Bienal oferece uma rica programação cultural. No dia 10 de maio, sexta-feira, às 17h, a sala de conferência do Instituto será palco da oficina “Ressignificando os Sentidos: Experiência de Escrita Criativa”, ministrada pelo coletivo paulista NósDuas. Logo em seguida, às 19h, o historiador carioca Jorge Amilcar de Castro Santana apresentará a palestra “Jogo de Memória: Navegando pelos Fluxos da Cultura, História e Futebol”. O dia terminará com um Sarau Afro-Poético, conduzido pela artista carioca Sol de Paula e convidados.

No mês de junho, a programação continua com a oficina “Ponto de Fuga”, no dia 14, sexta-feira, às 14h, ministrada por Robson Ferreira (MG), voltada especialmente para alunos de escolas públicas.

A 3BienalBlack é organizada e produzida pelo Instituto Black Brazil Art, com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), patrocínio do Grupo Carrefour Brasil e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal da Cultura, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Teatro Municipal Gonzaguinha, Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, Centro Cultural Correios, Cidade das Artes, Espaço Cultural Correios, Museu do Samba e Museu da Maré.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES