Procurar
Close this search box.

20 anos depois e a Vodacom leva 5G a Moçambique

Vodacom

A Vodacom lançou recentemente no mercado nacional uma tecnologia que irá dar um novo sentido aos seus clientes e navegadores, num evento que decorreu na capital moçambicana, Maputo. Ao mesmo tempo em que a operadora de telefonia móvel assinala 20 anos de operações em Moçambique.

Nesta primeira fase, apenas os clientes com telefones Huawei, Xiaomi e iPhone, que suportam o 5G, poderão aceder aos benefícios desta Tecnologia. Com um dispositivo compatível, o cliente deve ter a última versão do sistema operacional actualizada, ter a opção 5G activa nas definições de rede e estar dentro de uma área de cobertura 5G. Actualmente, a Tecnologia está a ser testada em mais dispositivos, como Samsung, e espera-se que brevemente esteja disponível.

A Rede 5G é, na verdade, parte da estratégia da Vodacom que visa, dentre várias, a contínua expansão da cobertura de rede para novas zonas rurais, promover melhor disponibilidade da rede e fibra, prover Tecnologia de ponta, bem como transformar a arquitectura da rede da Vodacom seguindo a estratégia adoptada pela Vodafone (Tech 2025).

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da Vodacom Moçambique, Nuno Quelhas, destacou “O lançamento do 5G é um marco histórico para a Vodacom Moçambique, porque, para além de sermos a primeira operadora a inaugurar esta Tecnologia no país, a partir daqui, temos a possibilidade de elevar as potencialidades da rede actual 4G, levando a banda larga móvel a altíssimos padrões de velocidade de conexão e de usuários simultâneos. O 5G vai aumentar as oportunidades de criação de valor, devido à sua capacidade de fornecer uma cobertura de rede mais ampla, conexões de rede confiáveis e transferência de dados mais rápidos. E em combinação com outras tecnologias, como Inteligência Artificial (IA), IoT e impressão 3D, vai impulsionar projectos de inovação e fornecimento de soluções revolucionárias para os negócios. O aumento do número de telefones conectados por área possibilitará a ampliação da tendência mundial da ‘Internet das Coisas’, que a Vodacom já tem implementada, aumentando as oportunidades de cada vez mais espaços inteligentes e conectados, como residências, ruas, hospitais, comércio e indústrias”

Por seu turno, Mateus Magala, Ministro dos Transportes e Comunicações, “O Sector dos Transportes e Comunicações definiu a conectividade como uma das cinco prioridades da actual governação do Sector. O lançamento da Tecnologia 5G da Vodacom materializa a nossa visão plasmada no Programa Quinquenal do Governo que preconiza a introdução desta tecnologia em todas as capitais provinciais até 2024”.

De salientar que, a Vodacom Moçambique contém antenas 5G, nos seguintes pontos: sede da Vodacom, Presidência da República, Hotel Radisson Blue, Língamo e Aeroporto Internacional de Maputo. Para além da capital do país, o 5G tem cobertura na cidade da Matola; na zona central da cidade de Nampula; na baixa da cidade de Nacala; nos bairros Munhava, Maquinino e Chipanga, na cidade da Beira; assim como na cidade de Tete.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES