A selecção do Senegal, orientada por Aliou Cissé, foi a primeira equipa africana a vencer no Campeonato do Mundo de Futebol, que se está a realizar na Rússia, depois da vitória sobre a Polónia. Este triunfo chega depois dos desaires do Egipto, Nigéria, Tunísia e Marrocos.
Ao longo da História esta situação ocorreu apenas uma vez, foi em 2002, no Mundial que a Coreia do Sul organizou. Na altura, o encontro, que teve lugar em Seoul, terminou com a vitória do Senegal sobre a França, que detinha o título de campeã.
Em comum, estes dois acontecimentos históricos têm Aliou Cissé. O atual treinador da equipa africana era o capitão senegalês do plantel que derrotou a equipa francesa há 16 anos.
O técnico é o mais novo da competição, com 42 anos, e aquele que recebe o ordenado mais baixo entre os 32 que estão presentes na Rússia. Cissé espera fazer o melhor possível no grupo H, ao lado de Polónia, Japão e Colômbia, no qual não é favorito mas para já ocupa o primeiro lugar.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.