Pedro Lopes, 32 anos, atual secretário de Estado de Cabo Verde para a Inovação e Formação Profissional, com quem já trocámos algumas palavras por aqui, foi nomeado para o “One World Politician Award”, um prémio que pretende destacar os cinco jovens políticos mais promissores, entre os 18 e os 35 anos, de todo o mundo.
A distinção é a primeira a reconhecer globalmente o trabalho de jovens políticos que estão a marcar a diferença nos seus países e que vêm na política uma arma para impactar o mundo de forma positiva e foi ainda criado para combater o baixo nível de engajamento político entre as novas gerações.
“É uma honra ser indicado por uma organização tão incrível, que tem na sua lista de conselheiros: Justin Trudeau, Desmond Tutu, Richard Branson, Bill Clinton, Bob Geldof, Meghan Markle, Akon, John Kerry, Mo Ibrahim, Muhammad Yunus e tantos outros”, afirmou Pedro Lopes à BANTUMEN.
O político cabo-verdiano, o único lusófono indicado para o prémio, é especialista em Comunicação, licenciado em Relações Internacionais, mestre em Resolução de Conflitos e pós-graduado em Comunicação Estratégica de Marketing e é também um dos fundadores do TedX Praia.
Os cinco vencedores do One World Politician Award serão anunciados na Cimeira que acontecerá em Haia, de 17 a 20 de outubro.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.