Está aberta a chamada para intérpretes profissionais para um novo projeto teatral, com a assinatura de Gisela Casimiro e Cláudia Semedo. |Pê| Prefixo de Desumanização, com uma “audição inclusiva e aberta a todos”, é um espetáculo que “pretende dar um lugar de fala às minorias e expor a brutalidade da discriminação”, lemos na descrição do projeto.
As candidaturas para a open call para intérpretes profissionais devem ser enviadas até ao dia 20 de julho, para o email [email protected] e mais informações podem ser solicitadas através do número de telefone +351 919714919. As audições vão acontecer a 29 e 30 de julho, no Templo da Poesia, em Oeiras (arredores de Lisboa).
Ao todo, |Pê| Prefixo de Desumanização vai contar com o desempenho de artistas, músicos, sociólogos, académicos, psicólogos, escritores, curadores e realizadores.
O título do projeto é inspirado no |Pê| de preconceito, participação cívica e social, de projeto transdisciplinar e interseccional que descontrói crenças sociais limitadoras que violam direitos consagrados na Constituição.
“A discriminação existe e opera muito para além da intencionalidade. Acreditamos que a mudança começa incluindo, desde o primeiro momento, quem se vê excluído dos lugares de usufruto de direitos e deveres cívicos. O papel da arte é, também, o de criar pontes, aproximar e dar a conhecer novas realidades, novos caminhos, novas vozes”, lemos na descrição da open call do projeto.
A ideia original de Cláudia Semedo, com textos e dramaturgia de Gisela Casimiro, vai ter apresentações a partir de setembro e a equipa de profissionais conta ainda com Kalaf (curadoria do ambiente sonoro), Rodrigo Saturnino no design e cenegrafia, figurinos de Paulo Subtil e realização de Miguel Carranca.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.