PUB
arte artista

Open call para a 3ª edição da residência artística Luuanda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Está aberto o período de candidaturas para a terceira edição da residência artística LUUANDA, do coletivo cultural angolano Pés Descalços. A submissão de candidaturas pode ser efetuada até 31 de julho de 2022.

Nesta edição, os artistas serão desafiados a trabalhar sob o tema “Geração de Utopia”, através de um programa de atividades variado. Retirado da obra homónima de Pepetela, o tema desta edição reflete nas histórias passadas de exílio e presente da diáspora.

O ciclo das residências são dedicadas aos estudos pós-coloniais que pretende constituir-se como um fórum alargado e diversificado de discussão sobre os legados históricos das independências, das utopias e das realidades construídas pelas lutas anti-coloniais e pelas construções nacionais pós-independência, não esquecendo as guerras civis que se seguiram, num contexto geo-político alargado, os seus fins, as décadas mais recentes de abertura económica e globalização, e, por último, neste contexto artístico, a forma como estas histórias e memórias, suas celebrações e problematizações, são examinadas pela produção artística contemporânea em Angola.

Os artistas são convidados a refletir sobre o tema acima, de forma a criarem novas perspectivas e abordagens sem comprometer as suas práticas artísticas, através de pesquisas e contato direito com a cidade de Luanda e seus ainda vivos lugares de um passado latente.

O programa é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e tem como objectivo apoiar a mobilidade internacional de artistas naturais e residentes nos PALOP, nas áreas das artes visuais (incluindo imagem e artes plásticas) e curadoria.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB