PUB
Soraia Tavares e Igor Regalla
Fotografia: tomás monteiro

Soraia Tavares, Igor Regalla e Flávio Hamilton vão contar a história de Cesária Évora nos écrans

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Já se sabe quem são os atores que vão estar no centro da série sobre a vida e obra de Cesária Évora. A cantora e atriz Soraia Tavares vai interpretar o papel da Diva maior da música de Cabo Verde.

Criada por Hugo Diogo, “Sodade” é uma série portuguesa, produção da Lanterna de Pedra Filmes, com um orçamento de 2,4 milhões de euros. As gravações começam no mês de setembro, na cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente.

Segundo a produtora, a série terá cinco episódios – e não oito como anunciado no final de 2021 -, e será rodada a partir de setembro no Mindelo, em Lisboa e ainda em França, seguindo os passos da vida de Cesária Évora.

Há ainda outras alterações ao projeto inicial revelado em outubro, nomeadamente a escolha da protagonista que fará de Cesária Évora. A cantora Eliana Rosa é substituída pela atriz Soraia Tavares, que fez parte da versão portuguesa do musical “Chicago”, revelou a produtora. Ao seu lado estarão ainda outros nomes conhecidos dos palcos portugueses, como é o caso de Igor Regalla, Flávio Hamilton e Sérgio Praia.

A realização da série ficará entregue a Diana Antunes e, a banda sonora, ao músico Dino d’Santiago.

“É uma série que quer ser o mais aproximado possível à realidade que Cesária viveu, obviamente tendo alguma liberdade criativa para tocar algumas notas de fantasia, mais líricas e mais oníricas. Uma vez que a série é muito musical, eu gostava que a música pudesse transpor esse visual, pudesse ter uma cor ou linguagem visual nesta série”, afirmou o realizador português.

“Sodade” não é um ‘biopic’ sobre a “diva dos pés descalços”, que morreu aos 70 anos, em dezembro de 2011.

“Não será bem um ‘biopic’, porque há alguma liberdade para nos inspirarmos em algumas situações e se calhar transformá-las. Mas é tudo baseado em contos, na biografia da Cesária que saiu há pouco tempo pela jornalista polaca Elzbieta Sieradzinska e em situações contadas na primeira pessoa, por pessoas que partilharam a vida com ela”, explicou.

Soraia Tavares nasceu em Portugal, em 1994, filha de pais cabo-verdianos. É atriz, cantora e dobradora. O seu nome já passou por produções como “Patrulha Pata”, musicais de destaque como Zorro ou Simone várias novelas como “Única Mulher”, da TVI.

Igor Regalla, nascido na Guiné-Bissau, é conhecido por ter interpretado os papéis de Eusébio (2019), filme biográfico do ícone moçambicano do futebol português, e Gabriel (2019). Por sua vez, Flávio Hamilton, ator cabo-verdiano, nascido no Mindelo, participou em filmes como Os Dois Irmãos (2018), Lovers on Borders (2018) e Amantes na Fronteira (2019).

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB