Procurar
Close this search box.

Wikipédia: Lolo Arziki conduz “Editatona Transnarrativas Negras” em Lisboa

Lolo Arziki | ©Queila Fernandes

As Wiki Editoras Lx (WELx) organizam uma nova sessão de edição de perfis na enciclopédia online Wikipédia, já no dia 29 de julho. Com o tema “Editatona Transnarrativas Negras”, a sessão conta com a curadoria de Lolo Arziki, cineasta e ativista pelos direitos LGBTQI+.

O objetivo desta iniciativa é destacar artistas trans negras, que criam impacto desafiando a ideia de que a identidade de pessoas negras deve encaixar em padrões binários e normativos. “Transnarrativas Negras” quer colocar no roteiro de pesquisa e visibilidade das Wiki Editoras Lx, artistas trans negras que tem causado impacto nas suas comunidades e que quebram o mito que binariedade e normatividade são condições pré definidas da identidade de pessoas negras. A visibilidade negra precisa ser interseccional e pessoas trans, queer, de géneros não binaries, não estão a pedir licença para existirem. Esta curadoria vem evidenciar que a palavra minoria só cabe onde há apagamento. A arte desses artistas coloca em cena corpos, vivências, estéticas, histórias trans-formadoras”, indica Lolo Arziki através do comunicado enviado à BANTUMEN.

As Wiki Editoras Lx são um grupo aberto e informal de editoras e editories da Wikipédia em português, que se reúnem quinzenalmente desde maio de 2019. O grupo tem como objetivo combater as disparidades de visibilidade e representatividade na maior enciclopédia digital do mundo. Com uma abordagem baseada em valores e princípios anticoloniais, decoloniais, antirracistas, anticapacitistas e antidiscriminação LGBTQIAP+, as Wiki Editoras Lx criam e aprimoram páginas, inserem imagens e dados para promover a equidade do conhecimento.

Lolo Arziki é cineasta e ativista pelos direitos LGBTQI+. Nasceu em Cabo Verde, cresceu em Portugal, e o seu trabalho agrega sobretudo tópicos como a sexualidade, negritude, inclusão social, memória e experimentação estética.

A Editatona Transnarrativas Negras ocorrerá no dia 29 de julho, das 11h às 16h, na PENHAS CO, localizada na Rua Neves Ferreira 10 B, em Lisboa. As inscrições podem ser feitas por e-mail ([email protected]) ou através deste formulário.

A sublinhar que, não é necessária experiência prévia em edição, pois haverá treinamento e facilitação da apredizagem durante o evento. Os participantes devem levar os seus próprios computadores pessoais e bateria. O evento é gratuito e inclui almoço, coffee break e cuidados infantis para quem têm crianças pequenas. Importante destacar que o evento é voltado para mulheres cis, trans e pessoas não binárias, seguindo políticas de espaço seguro. Durante as inscrições, devido ao limite de vagas, será dada prioridade à participação de pessoas negras, trans e não binárias.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES