É já no dia 25 que acontece o Afropolitana, um encontro festivo que irá reunir a diáspora africana residente em Lisboa. Antonyo Omolu, Batukaderas Bandeirinha da Boba, Danykas DJ, Indi Mateta, Petra.Preta e ROD são os artistas que compõem o cartaz do evento.
A partir das 23 horas, o Arroz Estúdio, em Lisboa, foi o espaço escolhido para acolher este encontro de celebração afrodiaspórico com a curadoria de DIDI, pensada na representação da cultura negra, através de imagens, sabores, conhecimento, sons e ancestralidade.
Podendo ser também definida como o “ponto de encontro de diferentes movimentos migratórios”, o conceito do Afropolitana propõe reafirmar e propagar a temática das identidades afrodiaspóricas em territórios europeus na contemporaneidade, como forma de estratégia de artivismo negro, em que as expressões artísticas acionam lutas por emancipação política e cultural da pessoa negra e afrodescendente nos territórios da afrodiáspora.
“A partir da manutenção de suas culturas ancestrais, os territórios transitados e territórios simbólicos pela afrodiáspora, se tornam pólos de (re)existência africana – local de combate ao modelo de (cis)tema de sociedade global pautado em um colonialismo eurocêntrico – e, de outro modo, promoveram a expansão da ideia de movimentação da diáspora africana no mundo”, pode ser lido no comunicado enviado à nossa redação.
Estas lutas estão nos espaços em que a comunidade consegue exprimir-se artisticamente, num contexto coletivo e de ritualidades, como os terreiros de candomblé e quilombos, incluindo o samba, afoxés, bailes funk, kizomba, funana, kuduro, afro house, azonto, afrobeat, batalhas de hip hop e comunidade ballroom, entre outros.
Todos os associados ao Arroz Estúdios terão acesso gratuito ao evento e não associados deverão adquirir um ingresso de 3 euros.
Bruno Dinis
Carrego a cultura kimbundu nas minhas veias. Angolanidade está presente a cada palavra proferida por mim. Sou apologista de que a conversa pode mudar o mundo pois a guerra surgiu também de uma. O conhecimento gera libertação e libertação gera paz mental, por tanto, não seja recluso da ignorância.