PUB
Alter Ego
ALTER EGO - Abdel Queta Tavares

Exposição Alter Ego recebe artistas lusófonos em Macau

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Alter Ego é um programa integrado na iniciativa cultural Macau – Festival de Artes e Cultura, entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa. A mostra vai apresentar uma série de nomes de novas gerações de artistas lusófonos.

Como o próprio nome acaba por sugerir, o festival centrar-se-á, segundo a organização, numa “investigação das complexidades da construção do Eu com o objectivo de revelar a verdadeira natureza da sua relação com o Outro e o mundo que nos rodeia”, sendo que cada exposição abordará uma dimensão diferente da questão.

Seis exposições de arte contemporânea e uma intervenção de arte pública, nas quais participarão 27 artistas oriundos dos vários países de língua portuguesa, vão espalhar-se por Macau de 9 de julho a 9 de setembro. O programa tem curadoria de Alexandre Farto (Vhils) e Pauline Foessel.

A exposição O Eu explorará a autoconsciência e o seu papel na capacidade de interagirmos com o mundo à volta, incluindo, entre outros artistas, obras dos portugueses Vhils e João Ó & Rita Machado, do chinês Wing Shya, ou do são-tomense Herberto Smith. Em O Outro, estarão em evidência obras de Abdel Queta Tavares (Guiné-Bissau), Fidel Évora (Cabo Verde), Pedrita (Portugal) ou Tony Amaral (Timor-Leste), enquanto Da Linguagem à Viagem se centrará na comunicação e em experiências imersivas, com obras do brasileiro Marcelo Cidade ou do angolano Yonamine.

Em Choque Cultural, as falhas de comunicação serão pensadas em trabalhos dos angolanos Kiluanji Kia Henda e Nástio Mosquito, do português Miguel Januário (MaisMenos) ou do moçambicano Gonçalo Mabunda, para a Globalização ser reflectida em peças do brasileiro Guilherme Gafi e da portuguesa Wasted Rita.

O ciclo é completado por Alter Ego, onde estarão em evidência obras do luso-angolano Francisco Vidal, e por uma intervenção de arte pública do português Add Fuel.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB